Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novembro Azul: mês da luta contra o câncer de próstata

Novembro Azul: mês da luta contra o câncer de próstata

Confira dicas e orientações do Setor de Saúde do Campus
publicado: 14/11/2017 08h37, última modificação: 16/12/2017 02h49

Câncer de Próstata: vamos falar sobre isso?

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Apresentamos aqui algumas informações para que você possa entender melhor o câncer de próstata:

O que é a próstata?

É uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

Fatores que podem aumentar o risco de ter câncer de próstata:

• Idade
    O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • História de câncer na família
    Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
  • Sobrepeso e obesidade
    Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Quais são os sinais e sintomas?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

• Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Se você tem alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde!

Quais exames são utilizados para investigar o câncer de próstata?

Exame de toque retal

O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA

É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

É possível prevenir o câncer de próstata?

Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer.

• Ter uma alimentação saudável
  • Manter o peso corporal adequado
  • Praticar atividade física
  • Não fumar
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Setor de Saúde Eugênio Pacelli D´Angelo

IFMG - Campus Ouro Preto

Fonte do texto e imagens:

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva
Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? Instituto Nacional de
Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: Inca, 2017.

Disponível em: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/cartilha_cancer_prostata_2017_final_WEB.pdf