Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficina promove o uso da psicologia das cores no ensino de Geografia

Oficina promove o uso da psicologia das cores no ensino de Geografia

publicado: 24/09/2024 11h38, última modificação: 24/09/2024 11h38

No dia 13 de setembro, o IFMG – Campus Ouro Preto foi palco da oficina intitulada "Cores que educam: como potencializar o ensino de Geografia com a psicologia das cores", ministrada pelo professor Edivar Magalhães Júnior, aluno da segunda turma do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional – PROFGEO, a convite da professora Cecilia Félix Andrade Silva, docente permanente do PROFGEO. A atividade contou com a participação dos estudantes da terceira turma do mesmo programa.

O evento ocorreu no Laboratório de Geoprocessamento, localizado no prédio Geraldo Nunes, e foi dividido em dois momentos principais. Inicialmente, os participantes se reuniram em uma roda de conversa mediada por Edivar Jr, onde foram discutidos os conceitos centrais da psicologia das cores com base no livro "A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão", da cientista alemã Eva Heller. Nesse contexto, os cursistas exploraram a importância das cores na criação de materiais didáticos geográficos, abordando como diferentes tonalidades influenciam emoções e percepções dos estudantes.

Além da temática central da psicologia das cores, foram debatidos diversos aspectos relacionados à diagramação de materiais didáticos, como o conhecimento do público-alvo, a escolha adequada da mídia, o uso de softwares apropriados, a atenção a margens, fontes e espaçamentos, e a seleção de elementos gráficos relevantes. Esses tópicos são essenciais para a produção de conteúdos educacionais que sejam não apenas esteticamente atraentes, mas também eficientes no processo de ensino-aprendizagem.

Na segunda parte da oficina, os participantes foram desafiados a recriar materiais didáticos por eles já produzidos, incorporando os conhecimentos adquiridos sobre cores e diagramação. O exercício permitiu que aplicassem diretamente as teorias discutidas, promovendo uma integração prática e imediata dos conceitos abordados.

A oficina é parte de uma pesquisa em andamento intitulada "Princípios de criação de materiais didáticos para o ensino de Geografia: um guia para professores", desenvolvida pelo professor Edivar Magalhães Júnior, sob a orientação do professor Venilson Luciano Benigno Fonseca. O objetivo é aprimorar a qualidade dos materiais didáticos utilizados no ensino de Geografia, tornando-os mais atrativos e eficazes.

Com a crescente demanda por inovações pedagógicas e a busca por maior engajamento dos estudantes, a oficina trouxe uma contribuição significativa para o desenvolvimento de materiais que utilizam a psicologia das cores como ferramenta de ensino.