Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Orientações para Utilização do iFabLab - IFMG Campus Ouro Preto

Orientações para Utilização do iFabLab - IFMG Campus Ouro Preto

publicado: 13/09/2024 08h59, última modificação: 13/09/2024 08h59

Prezada comunidade do IFMG Campus Ouro Preto,

Com grande satisfação, convidamos vocês a se engajarem e explorarem o iFabLab, nosso laboratório de fabricação digital que faz parte da rede global FabLab. Este espaço inovador está equipado com tecnologia de ponta, incluindo impressoras 3D, cortadoras a laser e muito mais, disponível para projetos de pesquisa, extensão e inovação.

O que é um FabLab?

FabLab, abreviação de "fabrication laboratory", é um local para aprender e inovar. É uma iniciativa global, lançada pelo MIT, que visa democratizar o acesso a ferramentas de invenção pessoal e colaborativa. FabLabs permitem que ideias se transformem em protótipos e produtos, proporcionando um espaço para a educação técnica prática e o desenvolvimento de projetos inovadores.

Rede FabLab:

Os FabLabs são uma rede mundial, interconectada por projetos e conhecimentos compartilhados. Ao participar do iFabLab, você se une a uma comunidade global de aprendizes, educadores e inventores, todos colaborando para transformar ideias em realidade através da tecnologia e da criatividade.

Open Day:

Entendemos a importância de explorar e experimentar antes de se comprometer plenamente. Por isso, realizamos o Open Day no iFabLab todas as terças-feiras, das 9h às 20h, onde o espaço está aberto a todos interessados em conhecer e utilizar as ferramentas disponíveis sem necessidade de agendamento prévio. Nos demais dias, o laboratório opera das 13h às 20h, com agendamento necessário para uso.

Fluxo para Uso do Espaço:

Projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação:

1. Solicitação de Uso: Para iniciar um projeto de pesquisa, extensão ou inovação, encaminhe um e-mail para espacomaker.ouropreto@ifmg.edu.br. Inclua uma descrição detalhada do projeto, especifique quais máquinas serão necessárias e informe se haverá necessidade de auxílio dos servidores do iFabLab.

2. Verificação de Disponibilidade: Antes de enviar seu e-mail, verifique a disponibilidade dos servidores do iFabLab e das máquinas necessárias. Esta informação pode ser consultada e solicitada por e-mail.

3. Treinamento de Equipamento: Se você deseja apenas utilizar o equipamento sem assistência adicional, é necessário completar um treinamento para garantir a familiaridade com a ferramenta.

Uso do iFabLab para Aulas:

Uso por Alunos e Comunidade Externa:

• Alunos: Podem utilizar o espaço para projetos pessoais ou desenvolvimento de trabalhos, trazendo os materiais necessários. Consulte a disponibilidade por e-mail ou presencialmente.

• Comunidade Externa: A utilização do espaço para projetos pessoais ou desenvolvimento de trabalhos é permitida com a mesma dinâmica dos alunos, trazendo os próprios materiais. Caso precise de auxílio da equipe, será cobrada uma taxa via GRU, negociada de acordo com a demanda. Empresas interessadas em utilizar nossos equipamentos também estarão sujeitas a uma taxa via GRU.

Encorajamos a todos a aproveitarem as oportunidades de inovação oferecidas pelo iFabLab. Estamos aqui para apoiar seu aprendizado e desenvolvimento de projetos, sempre visando a segurança e o respeito às normas do laboratório.

Para mais informações, não hesite em entrar em contato conosco através do e-mail fornecido.

___________________________________________________________

Contato: (31) 3559-2222  / espacomaker.ouropreto@ifmg.edu.br