Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra de abertura da XI Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG - Campus Ouro Preto com a Professora Dra. Jaqueline dos Santos Soares.

Destaques

publicado: 15/10/2018 14h45, última modificação: 15/10/2018 17h10

Ela é Professora no Departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Fez pós-doutorado no G.R. Harrison Spectroscopy Laboratory, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Cambridge, EUA (2011-2013), onde trabalhou com detecção de doenças utilizando espectroscopias (Raman, reflectância e fluorescência), tendo como foco a espectroscopia Raman. Possui doutorado em Física pela UFMG (2011), mestrado em Física pela UFV (2007) e graduação em Física pela UFSJ (2005). Durante o doutorado estudou serpentinas de nanotubo de carbono utilizando espectroscopia Raman, trabalhou com caracterização de materiais, e em síntese de serpentinas de nanotubo de carbono por deposição química na fase vapor (CVD) no Weizmann Institute Of Science em Israel. O mestrado teve ênfase em medidas de transporte elétrico e fabricação de dispositivos usando litografia óptica. E na graduação estudou as propriedades das superfícies de carbeto de silício utilizando cálculos ab initio. Recebeu o Prêmio L’Óreal-UNESCO-Academia Brasileira de Ciência “Para Mulheres na Ciência” – categoria Física 2018.