Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento de Mina com o software Micromine

Planejamento de Mina com o software Micromine

publicado: 17/08/2018 09h26, última modificação: 17/08/2018 09h26

Em 2012, o IFMG - Campus Ouro Preto se tornou a primeira Instituição de Ensino Técnico do Brasil a adquirir a licença do software Micromine. O Micromine é uma ferramenta computacional destinada a área de mineração possuindo soluções modulares desde a fase de exploração mineral até a fase de planejamento de mina. A empresa australiana Micromine, detentora do software Micromine, fornece softwares de soluções intuitivas para o setor mineral em todo o mundo, possuindo também no Brasil parcerias com várias instituições de ensino e empresas de mineração.

O software tem proporcionado várias atividades aos alunos do Curso Técnico em Mineração do Campus Ouro Preto, tais como: treinamentos, minicursos e estágios no próprio Campus. Nos últimos anos foi lançado, pelo Departamento de Pesquisa e Extensão do IFMG - Campus Ouro Preto, o curso “Planejamento de Mina com o software Micromine” na modalidade FIC (curso de Formação Inicial e Continuada). O curso é ministrado pelo professor Amilton da Silva Filho e, desde então, já qualificou uma centena de alunos oferecendo uma oportunidade de aprendizado do software aos profissionais do setor de mineração aumentando assim a chance de inserção ou reinserção ao mercado de trabalho.

Na última turma, os ex-alunos do curso Guilherme Miranda Vinhal e Marrielly Ferreira foram contratados como trainée pela empresa BNA Consultoria, sediada em Belo Horizonte, para trabalhar especificamente com o software Micromine. A também ex-aluna Emilcy Totti que atualmente cursa Engenharia de Minas na UFOP iniciará futuramente um estágio na empresa BNA Consultoria.

Para Marrielly Ferreira participante do curso Formação Inicial Continuada (FIC) sobre o programa Micromine, já que ela não tinha experiência na área de mineração. “Para mim participar do curso foi muito importante e gratificante, sinto agradecida ao Professor Amilton pelo conhecimento adquirido, e ainda, fui selecionada para trabalhar na sede da empresa BNA Consultoria em Belo Horizonte”, declara Marrielly.

Guilherme Vinhal afirma que tomou conhecimento do Micromine no curso Técnico em Mineração do IFMG. “Minha expectativa é a melhor possível, porque é um trabalho de muita responsabilidade, administrar uma empresa através de um software, e quero agradecer ao professor Amilton pela oportunidade, talvez se não estudasse aqui provavelmente não teria a opção de conhecer o programa”.

Confira algumas imagens: