Notícias
Preservação do patrimônio: IFMG - Campus Ouro Preto sedia atividades da Assembleia Geral e do Simpósio Científico do ICOMOS 2024
De 11 a 15 de novembro, o IFMG - Campus Ouro Preto, por meio do curso de tecnologia em Conservação e Restauro, receberá parte das atividades da Assembleia Geral e do 7º Simpósio Científico do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS). Organizados pelo ICOMOS/Brasil, os eventos vão reunir especialistas em patrimônio cultural de várias partes do mundo, oferecendo uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos e a definição de novas direções para a conservação do patrimônio global. O tema central desta edição é “Revisitando a Carta de Veneza: perspectivas críticas e desafios contemporâneos”.
As atividades serão distribuídas entre o Auditório Arthur Versiani Machado, o Auditório da Biblioteca e o Hub de Inovação Francisca Mina, além dos pavilhões acadêmicos Geraldo Nunes, Luiz Francisco Peixoto de Villanova e de Meio Ambiente. O Centro de Convenções da UFOP e o Teatro Municipal Casa da Ópera também receberão parte da programação. A escolha de Ouro Preto tem importância estratégica por incorporar uma rica herança que se alinha com o tema abrangente do evento, a Carta de Veneza, e por ser a primeira cidade do Brasil a ser designada como Patrimônio Mundial.
Os eventos contarão com conferências de especialistas internacionais, palestras, mesas temáticas, reuniões de membros da organização, além de apresentações de artigos científicos na área do patrimônio, preservação e conservação. O foco principal do 7º Simpósio Científico do ICOMOS é o debate crítico sobre a Carta de Veneza, considerando o discurso em torno do patrimônio e uma abordagem transversal entre as convenções mais recentes e as necessidades pragmáticas da prática atual.
Na ocasião, o órgão também apresentará o seu novo Plano Científico Trienal, com o tema “Patrimônio Resiliente a Desastres e Conflitos: Preparação, Resposta e Recuperação”. Outro destaque será a comemoração dos 30 anos da Convenção de Nara, principal referência no debate da autenticidade.
Sobre o ICOMOS
O ICOMOS, fundado em 1965, é uma organização não-governamental global associada à UNESCO. A sua missão é promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios. Participa no desenvolvimento da doutrina, evolução e divulgação de ideias, e realiza ações de sensibilização e defesa. O ICOMOS é o organismo consultor do Comitê do Patrimônio Mundial para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Já o Comitê Brasileiro do ICOMOS foi fundado em 1978, no Rio de Janeiro. Tem atuado em defesa do patrimônio nacional e da humanidade e está representado em Conselhos Culturais em todo o país, nos níveis federal, estadual e municipal: Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Conselho Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC, entre outros.
Programação
Para obter mais detalhes sobre os eventos e conferir o programa completo, acesse: aga2024.ICOMOS.org.br