Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Ouro Preto lança livro com propostas práticas para produção textual e letramento literário em sala de aula

publicado: 03/07/2024 16h08, última modificação: 03/07/2024 16h08

O professor Paulo Ricardo Moura da Silva, da Coordenadoria da Área de Língua Portuguesa do IFMG - Campus Ouro Preto, lançou, em junho, seu segundo livro. "Produção textual, literatura e leitura: mais de 50 propostas para a sala de aula", publicado pela Editora Vozes, busca oferecer suporte pedagógico para os professores que desejam implementar práticas de letramento literário em suas salas de aula.

A obra destaca a importância da literatura no ambiente escolar, mas também no enriquecimento da formação dos estudantes. “É principalmente nas escolas de Educação Básica que podemos oportunizar que todos/as possam não apenas ter acesso às obras literárias, mas, sobretudo, participar de práticas sociais de leitura e escrita literária, de maneira a inserir-se no universo literário e, ao mesmo tempo, incorporar a literatura à vida cotidiana”, afirma o professor. Moura também defende a importância do letramento literário no âmbito escolar, de maneira a proporcionar uma formação que ultrapasse os limites da instrução para se constituir como educação, em seu sentido mais pleno.

Dividido em duas partes, "A Palavra Pensada" e "A Palavra Criada", o livro aborda inicialmente reflexões críticas sobre a leitura literária, o letramento literário e a produção textual. Essa seção teórica fundamenta as propostas práticas apresentadas na segunda parte, que oferece mais de 50 sugestões de atividades de produção textual. Estas, por sua vez, são integradas ao processo de formação de leitores literários, incentivando os estudantes a assumirem diferentes papéis, como autor, personagem, crítico literário, entre outros.

Ainda segundo o professor, o livro não é um manual com soluções prontas, mas um convite para que os docentes exerçam sua autonomia profissional e contextualizem as ideias apresentadas de acordo com suas turmas e realidades específicas. “Produção textual, literatura e leitura é um convite para professores, futuros professores e mediadores de leitura literária que desejam parcerias para transformar a sua atuação profissional”, ressalta.

Para mais informações, acesse o site da Editora Vozes.