Notícias
Professora do campus publica estudo e participa de evento sobre Ciência do Solo promovido pela Embrapa
A professora Caroline Delpupo Souza (CODAGEO), docente da área de Pedologia no Campus Ouro Preto, integrou a seleção de profissionais que participaram da XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos (RCC), realizada de 18 a 25 de outubro. O evento ocorreu na região das várzeas do Médio Rio Amazonas, entre as cidades de Manaus (AM) e Santarém (PA). Organizado pela Embrapa-Solos, o encontro reuniu 80 especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir e aprimorar o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS).
Segundo a docente, este é um dos mais importantes e prestigiados eventos da área de Ciência do Solo do país e tem uma natureza prática, voltada à resolução de problemas locais. Durante a RCC, os participantes percorreram um roteiro de campo visitando perfis de solos previamente selecionados, especialmente em regiões com poucos estudos em escala local. Nesta edição, o deslocamento foi realizado, majoritariamente, de barco, considerando as características geográficas da região amazônica.
Para Caroline, a vivência permitiu um aprendizado significativo sobre os solos da região e a dinâmica das comunidades tradicionais ribeirinhas: “Pude visualizar in loco como as comunidades se relacionam com o rio, sendo este uma entidade quase divina para elas. Conhecemos as sofisticadas técnicas empregadas por gente muito simples na agricultura de várzea e os desafios enfrentados por essas comunidades frente à expansão do agronegócio e as mudanças climáticas globais”.
Além do aprendizado com as comunidades locais, a RCC possibilitou ricas trocas acadêmicas com pesquisadores de diversas instituições e países. Caroline destaca o caráter colaborativo do evento e o potencial para a criação de novas parcerias. “Uma das minhas mais ativas parcerias de pesquisa é derivada deste evento, em outras edições. Nasceu na RCC do Maranhão, em 2018, a Rede Estudos Avançados da Relação Solo-Paisagem (carinhosamente chamada de SOPA), que conta com docentes de diversas universidades e comigo como representante do IFMG”, afirma.
Publicação
A professora contribuiu, ainda, com estudos que fazem parte do “Guia de Campo” elaborado para o evento, como autora do capítulo “Mineralogia das frações areia e cascalho dos solos da XV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos”, que conta com a coautoria do professor Alex de Carvalho (CODAGEO). O documento reúne análises sobre a gênese, classificação e uso dos solos estudados. O trabalho ainda está em fase de revisão e será aprimorado a partir dos debates realizados e dos dados gerados durante o encontro.