Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Acertando o Passo, da área de Matemática, recebe inscrições até 17 de abril

publicado: 10/04/2019 11h06, última modificação: 10/04/2019 11h07

A Coordenadoria da Área de Matemática do Campus Ouro Preto (CODAMAT) está com inscrições abertas, até o dia 17 de abril, para o projeto Acertando o Passo. O objetivo é suprir e amenizar deficiências específicas que boa parte dos alunos traz do ensino fundamental e que os leva a ter dificuldades significativas no ensino médio.

“No primeiro ano do ensino integrado os alunos são apresentados a novos conteúdos matemáticos, como função exponencial, logaritmos, progressões aritméticas e geométricas, matrizes, determinantes e outros. Observa-se que em se tratando destes novos conceitos os alunos não apresentam tantas dificuldades, o novo gera uma curiosidade que facilita o aprendizado, porém, no desenvolvimento destes tópicos, o aluno depara-se com a necessidade de aplicar alguns conhecimentos matemáticos que foram desenvolvidos no decorrer do ensino fundamental: operações com números reais, produtos notáveis, fatoração e operação com expressões algébricas, sistemas de equações de duas equações e duas incógnitas, e aí que constatamos um descompasso”, explica o professor de Matemática Cláudio Aguiar Vita.

Diante deste contexto, o projeto pretende contribuir para a fixação e o aprendizado dos novos conteúdos na primeira série do ensino médio, em há a necessidade que os alunos tenham uma boa base de tópicos que são trabalhados ao longo do ensino fundamental.

As aulas são destinadas aos estudantes do primeiro ano do ensino integrado do Campus e ocorrerão ao longo de seis semanas, sempre às sextas-feiras. Durante este período, uma equipe de professores da CODAMAT irá trabalhar com os interessados estas dificuldades.

Confira mais informações sobre o Acertando o Passo:

- a participação no projeto é voluntária;

- há a necessidade de inscrição;

- período de inscrição: até 17/04/2019;

- as aulas do projeto ocorrerão às sextas-feiras, das 13h às 15h30;

- início do projeto: 26/04 - término: 24/05/2019

- vagas limitadas;

- critério de seleção: menor nota em matemática na prova do Processo Seletivo;

- conforme o desempenho, haverá pontos-extras na 1ª etapa da disciplina matemática.

Para se inscrever no ACERTANDO O PASSO, clique aqui: https://forms.gle/CdvmbMN3QjNiUk8a8

Ações da CODAMAT visam à melhoria no desempenho dos alunos

Um dos principais problemas observados nas turmas de primeiro ano integrado, segundo o professor, é o baixo desempenho dos estudantes em Matemática. “Além de provocar uma baixa na autoestima dos alunos e uma frustação para seus respectivos professores, este baixo desempenho ocasiona um elevado número de estudantes aprovados com dependência em Matemática e, infelizmente, significativo número de reprovações nesta disciplina. Mas onde está o problema? Este baixo desempenho é objeto de diversos estudos e são vários os motivos. Além de ser importantíssimo conhecer as causas, é fundamental, também, propor ações que possam minimizar este problema”, afirma.

Com o intuito de procurar possíveis soluções a CODAMAT está implementando uma série de ações visando melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina. No ano letivo de 2018, realizaram uma mudança curricular e retiraram a Trigonometria (que para muitos alunos era o conteúdo mais complexo e que gerava uma maior dificuldade) do 1º ano e passaram para o 2º ano. “Mudança que pode até parecer pequena, mas que, a médio prazo, acreditamos que trará os resultados esperados: diminuição da retenção, em Matemática, nesta série inicial do ensino médio”, explica Vitae.

Para o ano letivo de 2019 a área está ampliando estas ações, com a implementação de três projetos: além do Acertando o Passo, haverá também o PREMAT – IFMG, um “cursinho” de matemática para o 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, que tem a proposta de qualificar melhor os alunos que irão cursar o ensino médio integrado no IFMG, e o Recuperação Paralela, no qual uma equipe de docentes da área de Matemática se revezará para efetuar um atendimento permanente e ininterrupto a todos os alunos do primeiro ano integrado durante todo o ano letivo, somado ao serviço de monitoria já oferecido aos alunos.