Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de pesquisa tem artigo aprovado em congresso nacional na área de meio ambiente e sustentabilidade

por Tatiana Toledo publicado: 04/09/2023 11h55, última modificação: 06/09/2023 08h41

O projeto de pesquisa "Compreensão temática acerca do domínio Sustentabilidade por parte dos alunos de Ensino Fundamental da EJA do município de Ouro Preto, Minas Gerais", desenvolvido no âmbito do Campus Ouro Preto, teve artigo aprovado para apresentação no Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. O evento, que abordará temas cruciais relacionados à sustentabilidade, ocorrerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro, na cidade de Poços de Caldas (MG).

O artigo, ao qual foi atribuído o mesmo nome do projeto, resulta de pesquisa que procurou investigar a compreensão dos alunos de 6º ao 9º anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas municipais de Ouro Preto sobre sustentabilidade. A coleta de dados foi realizada na Escola Monsenhor João Castilho Barbosa e na Escola Municipal Prof. Haydeê Antunes.

O estudo visou analisar o entendimento dos alunos sobre o conceito de sustentabilidade por meio da confecção de mapas conceituais. Os resultados revelaram que 66,86% das respostas dos estudantes não apresentavam uma relação direta com a palavra sustentabilidade. De acordo com os pesquisadores, essa falta de compreensão sugere a necessidade de uma melhor abordagem da temática da sustentabilidade nas escolas, especialmente considerando as mudanças curriculares que diminuíram as aulas de Ciências e Geografia na rede de ensino, sem um motivo legal aparente.

Compõem a equipe de pesquisa os professores Pedro Luiz Teixeira de Camargo e Igor Rafael Torres Santos, o técnico-administrativo Diego Souza Rodrigues e os alunos bolsistas Gleizielle Miriã Cândido Valentim, Ana Júlia Ferreira Almeida da Silva e Vinícius Bertulino dos Santos Gomes.

O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas é realizado pela GSC Eventos Especiais em parceria com o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

registrado em: