Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus auxilia estudantes na preparação para o ENEM

Projeto do Campus auxilia estudantes na preparação para o ENEM

publicado: 22/03/2022 08h40, última modificação: 22/03/2022 08h40

À procura de uma vaga em uma Instituição de Ensino Superior (IES), milhões de estudantes brasileiros se dedicam, anualmente, a enfrentar as temidas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A dedicação e o empenho, quando somados às oportunidades de acesso aos conteúdos exigidos para o teste, fazem toda a diferença nos momentos que o antecedem.

Interessados em colaborar na facilitação desta etapa crucial do processo, Augusto Pena, Beatriz Magalhães, Maysa Mendes e Bárbara Santana, estudantes do Curso Técnico Integrado em Administração, do IFMG - Campus Ouro Preto, se reuniram para idealizar o  “VestibuLAR para Todos”.

O grupo construiu uma plataforma digital, de acesso livre e gratuito, abastecida com materiais didáticos do Ensino Médio que mais caem no exame. A plataforma, que a princípio, congrega uma miscelânea de videoaulas, garimpadas pelo YouTube, se prepara para comportar novos conteúdos a partir de março.

A ideia é de que professores do Campus participem da iniciativa, gravando vídeos temáticos de cada área do conhecimento, de modo que o acervo educativo se expanda e contemple um maior aprofundamento nos assuntos.

O começo

O conceito e a proposta da ação surgiram a partir do “Enem para Todos”, um espaço virtual criado por Augusto Pena, de maneira independente durante a pandemia. O estudante, que já almejava o suporte do Campus desde 2021, encontrou na equipe coordenada por Carla Vicente e Sílvia Almeida uma chance de ampliar o alcance da proposta e democratizar o conteúdo pré-vestibular.

“Foi gratificante ver algo que construí tomando as proporções que tomou, espero que seja útil e ajude as pessoas”, conta Augusto.

Participar é fácil!

Atualmente, com 20 usuários na plataforma, o projeto disponibiliza as inscrições através de um formulário. Nele, os dados apresentados servirão para os integrantes do projeto monitorar o perfil e identificar as afinidades e dificuldades dos estudantes.  Na plataforma, o usuário poderá fazer comentários sobre os materiais postados, além de dar sugestões de conteúdos que mais lhe fizeram falta.

+ Acompanhe as atualizações e novidades, por meio do perfil do projeto criado no Instagram.