Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reformas preparam o campus para o retorno presencial

Reformas preparam o campus para o retorno presencial

por Tatiana Toledo publicado: 14/02/2022 11h41, última modificação: 14/02/2022 11h41

Como o Campus Ouro Preto tem se preparado para o retorno das atividades presenciais? Ao longo dos quase dois anos de atividades acadêmicas e administrativas remotas, a instituição vem passando por uma série de intervenções - entre elas, reformas estruturais, reparos, melhorias nas redes elétrica e hidráulica e aquisições de mobiliário -, de maneira a proporcionar mais segurança e bem-estar para a comunidade acadêmica. Algumas ações visam, ainda, à economia de recursos.

Para o Diretor-Geral, Reginato Fernandes, as ações realizadas são de grande importância para o Campus e já estavam programadas antes do cenário pandêmico: “O Campus Ouro Preto, com seus prédios centenários, vem há anos precisando de algumas ações primárias de manutenção, que nortearão outras ações específicas nos espaços físicos. Infelizmente, a pandemia e os drásticos cortes orçamentários representam desafios enormes para implementação de todas as ações. Destacamos que as estruturas conseguirão atender os protocolos sanitários. Todavia, é fato, que muitas reformas desejadas, para além da pandemia, não terão condições de serem implementadas, pela ausência de orçamento. Enfim, reiteramos que a busca constante de recursos tem sido meta da gestão para usufruir do contrato de manutenção predial - que era uma demanda histórica do Campus. Esperamos que muitas outras manutenções aconteçam ao longo dos próximos meses.”

Confira detalhes sobre como servidores e alunos encontrarão o campus nos próximos meses.

central

As obras do Pavilhão Central, iniciadas em julho de 2020, incluíram reforma do forro, pintura de paredes, substituição dos vidros das janelas, substituição das portas das salas de aula, instalação de rampas, reforma dos banheiros e muito mais.

Com cinco salas de aula amplas, o pavilhão tem capacidade para atender, aproximadamente, 200 alunos. Confira mais detalhes aqui.

ginásio

O ginásio e a quadra externa de vôlei do campus tiveram seus pisos recuperados e receberam nova pintura. Um dos objetivos dessas intervenções foi corrigir problemas de rachaduras, que prejudicavam o desempenho esportivo no local. Houve, ainda, atualização das marcações, espessura das linhas, tonalidades e distribuição das cores.

A iluminação também foi substituída por meio da instalação de novos refletores. Saiba mais aqui.

manutenção

Em dezembro de 2020, o campus realizou pregão eletrônico, por meio de edital próprio, para a contratação de serviços destinados à manutenção predial, tendo como foco vazamentos em calhas e telhados.

Um ano depois, a instituição obteve um recurso na ordem de R$ 730.000,00, captado diretamente junto ao MEC com intermediação da Reitoria, que também está sendo direcionado para a manutenção. As obras tiveram início em janeiro e destinam-se à resolução de avarias nos telhados e calhas do prédio Geraldo Nunes, do Auditório, do Pavilhão Central, do prédio de Segurança do Trabalho, da Biblioteca e de parte do prédio da Diretoria de Ensino.

alojamento

O Alojamento Estudantil teve sua reforma concluída e contará com novo mobiliário quando voltar a ofertar vagas. Beliches, colchões, fogões, geladeiras, máquina de lavar roupas e alguns itens de cozinha estão entre as novidades.

Também foram adquiridos equipamentos e executados os serviços necessários para viabilizar o funcionamento do novo Restaurante Escolar, quando possível.

usina

Em 2021, o campus ganhou uma nova usina fotovoltaica, com capacidade de produzir três vezes mais energia que a já existente.

Para o diretor de Administração e Planejamento, Gabriel Levenhagen, as duas usinas já apresentam impactos positivos na conta de luz do campus. "Esta é uma das ações que, a longo prazo, vai gerar uma boa economia de recursos para a instituição", ressalta.

rede elétrica

As lâmpadas de vapor foram substituídas por luminárias de LED, que apresentam maior eficiência e redução no consumo de energia elétrica. De acordo com Levenhagen, houve troca de cerca de 80% das lâmpadas, o que deve proporcionar bons impactos econômicos e mais segurança para o retorno presencial.

Para as próximas semanas, está prevista a instalação de novas luminárias em posições estratégicas, levando ainda mais segurança para os usuários do Campus.

rede hidráulica

No final do ano de 2020, com recursos próprios, a instituição realizou uma licitação no valor de R$ 821.656,52  para construção de novos ramais de distribuição, de forma a isolar e desativar os ramais antigos, evitando, assim, perdas. O processo também previu a instalação de reservatórios que somam mais de 50 mil litros e a reforma de um reservatório emergencial de mais de 100 mil litros. Atualmente, todos os prédios do Campus possuem reservatório próprio, o que facilita as ações de manutenção e melhora as condições de funcionamento dos espaços.

andamento

O Campus não para! Diversas ações, incluindo reparos em telhados, tubulações e pisos, além de reformas de setores, também estão em andamento. Continue acompanhando nossos canais de divulgação para ficar por dentro de todos os detalhes!

Para saber mais

Mantenha-se atualizado sobre as ações e publicações referentes ao retorno seguro das atividades presenciais no IFMG - Campus Ouro Preto em nosso site: www.ifmg.edu.br/ouropreto/retornoseguro