Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Setembro azul: campus recebe autor e cartunista surdo Lucas Ramon, com a palestra "Minha vida em quadrinhos"

publicado: 20/09/2024 14h15, última modificação: 23/09/2024 17h12

O mês de setembro é muito significativo para a comunidade surda brasileira. Além de ser o mês de fundação da primeira escola para surdos no país, o atual Instituto Nacional de Educação de Surdos, inaugurado em 26 de setembro de 1857, na cidade do Rio de Janeiro, em setembro também se comemora o Dia Internacional das Línguas de Sinais e o Dia do Tradutor e Intérprete de Libras.

A fita azul, que simboliza este mês, remonta à triste história do período nazista, quando surdos e pessoas com outras deficiências eram identificados como inferiores e tragicamente destinados à execução. No final da década de 90, essa cor foi resgatada pelo movimento surdo, sendo usada como uma fita azul, geralmente anexada perto do coração, como símbolo de resistência e orgulho de ser surdo.

Como parte das atividades desenvolvidas em todo o país neste mês, o IFMG – Campus Ouro Preto, juntamente à Coordenadoria de Educação – CODAEDU, através do projeto de Extensão “Curso básico de Língua Brasileira de Sinais - Libras e aspectos da cultura surda para familiares e colegas de estudantes de Ouro Preto”, promoverá, na segunda-feira, 23 de setembro, às 19 horas, a palestra “Minha Vida em Quadrinhos”, com o autor e cartunista surdo Lucas Ramon, de Belo Horizonte.

O evento será aberto ao público e acessível em Libras.

Lucas Ramon – “Tikinho”

Lucas Ramon é surdo, cartunista,  autor e ilustrador de livros infantis para literatura surda. Formado em design gráfico na Una em Belo Horizonte/MG. Fez o curso de desenho na Casa dos quadrinhos, também em Belo Horizonte/MG. Passou por diversas entrevistas em emissoras de televisão como Rede Minas, Record, Brasil Visual e TV INES. Fez diversas palestras em vários estados do Brasil fazendo o lançamento do livro "Três Patetas Surdos".

Apresentou no evento Festival Internacional dos quadrinhos, Bienal de Minas e dia dos quadrinhos. Foi premiado na Surdolimpiada Nacional 2021 pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos - CBDS.

Suas mais recentes publicações são  "A Chuva é importante! Em LIBRAS", "Meu sonho com Dinossauros", "Eu tenho um amigo Dinossauro" e "A Bruxinha surda está aprendendo magia com LIBRAS". Desde de abril de 2021 trabalha como Educador no MM GERDAU- Museu das Minas e do Metal em Belo Horizonte.