Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema de prevenção de inundações é pauta de reunião entre pesquisadores do campus e Defesa Civil de Itabirito

publicado: 08/04/2024 09h35, última modificação: 08/04/2024 09h45

No último dia 14 de março, coordenadores e bolsistas do Projeto Amarantina (desenvolvido pelo Campus Ouro Preto em parceria com outras instituições) e representantes da Defesa Civil de Ouro Preto participaram de uma reunião na Defesa Civil de Itabirito para conhecer e discutir sobre o sistema de prevenção de inundação.

De acordo com a professora Cecília Félix Andrade, que é também uma das responsáveis pelo projeto, o sistema automatizado apresentado inclui cinco estações fluviométricas e 14 pluviômetros, ajudando a identificar áreas com potencial inundação. “Este avançado sistema promete melhorar significativamente a capacidade de prevenção e resposta a desastres naturais na região, sendo uma ótima ferramenta para incluirmos em nosso município”, explica.

O Projeto Amarantina é uma iniciativa que visa realizar uma análise hidrogeomorfológica dos eventos de inundação ocorridos no distrito em 2021. Seu objetivo principal é mapear as áreas mais suscetíveis a inundações, proporcionando um melhor entendimento desses eventos e contribuindo para a prevenção de futuros incidentes.

Essa colaboração é conduzida por alunos e professores do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, sob a coordenação dos docentes Cecília Félix Andrade e Jairo Rodrigues, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a Defesa Civil e a UFMG.

--

A equipe do projeto agradece a DEXT pelo transporte e a Prefeitura pelo financiamento do Projeto.