Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus tem três projetos de pesquisa premiados no IX Seminário de Iniciação Científica

publicado: 29/07/2021 09h08, última modificação: 17/08/2021 13h46

Três projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores do Campus Ouro Preto foram premiados no IX Seminário de Iniciação Científica. O resultado foi anunciado no encerramento do Planeta IFMG, em cerimônia realizada no dia 9 de julho e transmitida pelo canal IFMG Play, no Youtube.

Os mais de 150 trabalhos participantes foram avaliados quanto à apresentação geral, resumo, introdução, metodologia, resultados, conclusões e referências. O Campus teve trabalhos reconhecidos nas seguintes áreas temáticas: ciências exatas e da terra, ciências humanas e também linguística, letras e artes.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberam um smartwatch, um fone de ouvido bluetooth e um mouse sem fio, respectivamente.

Confira os trabalhos do IFMG - Campus Ouro Preto premiados no evento:

Produção e caracterização de compósitos poliméricos funcionais com incorporação de minerais em nanoescala

Projeto desenvolvido em parceria com o Campus Santa Luzia
Classificação: 2º lugar
Área temática: Ciências exatas e da terra
Coordenação: Elisângela Silva Pinto
Bolsista: Samuel Marques de Sousa

A pesquisa, desenvolvida em parceria com o Campus Santa Luzia, buscou a obtenção de compósitos poliméricos melhorados via adição de materiais nanoestruturados, mais especificamente, materiais bidimensionais. O projeto foi desenvolvido pelo bolsista Samuel Marques de Sousa do campus Santa Luzia e teve co-orientação da professora Mariana de Castro Prado da Universidade Federal de Ouro Preto. Em seu período de desenvolvimento contou com as seguintes colaborações: Helane Lúcia Oliveira de Morais (IFMG - Santa Luzia), Rafael Nascimento Dias de Souza (Inmetro), Bráulio Soares Archanjo (Inmetro), Ana Paula Moreira Barboza (UFOP), Bernardo Ruegger Almeida Neves (UFMG).

Ensino de literatura e avaliação formativa: a experiência de alunos das camadas populares

Classificação: 3º lugar
Área temática: Linguística, letras e artes
Coordenação: Rafaela Kelsen Dias
Equipe: Túlio Romualdo Magalhães, Carla Cristina Vicente e Cássio Oliveira Lignani

Tendo como foco de observação o próprio IFMG Campus Ouro Preto, a pesquisa investiga se existe e o quão efetiva é a avaliação formativa de literatura para alunos das camadas populares.

Mapeamento das áreas úmidas do alto curso do Rio São Francisco, meio físico e de recursos naturais

Classificação: 3º lugar
Área temática: Ciências humanas
Coordenação: Diego Alves de Oliveira
Docentes: Venilson Luciano Benigno Fonseca, Simone Fonseca Alves e Elizene Veloso Ribeiro
Bolsistas: Guilherme Marcos Aarao, Rúbia Riane de Sousa Araújo e Maria Luíza Amorim Rossi

O objetivo geral do projeto é realizar um inventário das lagoas marginais existentes no alto curso do rio São Francisco, destacando seu aspecto cultural, hidrogeomorfológico e uso da terra de seu entorno e estimar a quantidade de matéria orgânica e carbono orgânico depositado nestas áreas úmidas.

Além dos projetos premiados, também foi apresentada a pesquisa “Perfil dos docentes dos institutos federais: atuação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, que alcançou a 4ª colocação na área temática de ciências humanas. O projeto, que tem coordenação de Geralda Aparecida de Carvalho Pena e participação da bolsista Cristiane Moreira Teixeira Custódio, tem como objetivo mapear o perfil dos professores que ingressaram IFMG nos seus primeiros dez anos de criação, que abarca o período imediatamente após a criação dos IFs (2009) até o ano de 2018, e sua atuação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.