Avaliação da propaganda de medicamentos
Medicamentos são produtos que têm por finalidade diagnosticar, prevenir ou curar doenças, bem como aliviar seus sintomas. Apesar disso, eles também podem representar um risco para a população, pois grande parte dos brasileiros compram medicamentos sem a devida orientação. De modo preocupante, dados oficiais demonstram que medicamentos são a principal causa de intoxicações no país. A utilização crescente de medicamentos é fortemente determinada por propagandas das indústrias farmacêuticas. Sua importância revela interesses políticos e econômicos na saúde. Geralmente, as campanhas publicitárias associam os medicamentos a pessoas saudáveis, felizes, realizadas, além de não apresentarem advertências claras quanto aos seus riscos. A legislação brasileira em vigor que regula as propagandas de medicamentos é a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 96/2008. Estudos anteriores a essa legislação revelaram que a indústria farmacêutica e as agências de publicidade manipulam informações para promover a venda de medicamentos. Entretanto, poucos são os estudos que avaliam a qualidade das propagandas e sua adequação à legislação após o advento desta resolução. Assim, este projeto tem por objetivo avaliar a qualidade das propagandas de medicamentos e sua adequação às exigências da legislação brasileira. Para tanto, serão avaliadas propagandas voltadas para a população em geral, bem como para profissionais de saúde. Almeja-se, assim, identificar o comportamento das indústrias frente à legislação brasileira, bem como os pontos desta resolução que requerem ajustes.
Orientador: Míriam Conceição de Souza Testasicca
Co-orientadores: Margaly Aparecida de Aguiar Vita, Talita Macedo de Araújo