Escrita colaborativa no ensino e aprendizagem da língua inglesa
Estudos recentes apontam as atividades em pares e grupo desenvolvidas em sala de aula como benéficas aos alunos em termos do desenvolvimento linguístico, cognitivo e social. Especificamente em relação à produção escrita em língua inglesa, elas ajudam a diminuir a ansiedade relacionada ao processo de produção textual, aumenta autoconfiança dos alunos, facilita e melhor a interação (SHEHADEH, 2011; STORCH, 2005; SWAIN, 2010). Além disso, as tarefas de escrita colaborativa exigem dos estudantes que demandam o uso de competências sociais, o que aumenta a necessidade de tomar decisões, de se arriscar, de tolerar o outro e de resolver problemas. Quando bem aceitas, as atividades de produção escrita colaborativa promovem a autonomia e a motivação. O objetivo deste trabalho é compreender sob a ótica das teorias de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, o uso de tarefas de produção escrita colaborativa em língua inglesa. Os dados serão coletados em salas de aula do Ensino Médio do Instituto Federal com o uso de questionários, entrevistas semiestruturadas e por meio de tarefas de produção escrita colaborativa. A investigação será orientada pelas análises: do perfil dos participantes, das interações orais para a execução da tarefa e da produção escrita dos alunos. As análises serão feitas com o auxílio de concordanciadores com ênfase na frequência, na riqueza lexical (Finatto, et. al., 1999) e nos colocados utilizados pelos alunos. Os resultados podem servir de subsídio de propostas/ações pedagógicas teoricamente informadas pelos recursos da Lingüística Aplicada.
Orientador: Shirlene Bemfica de Oliveira