CALIEMT: Corpus de aprendizes da Língua Inglesa do Ensino Médio Técnico
Este projeto de pesquisa tem como objetivo organizar o Corpus de Aprendizes da Língua Inglesa do Ensino Médio Técnico (CALIEMT) que já vem sendo coletado em estudos anteriores no IFMG campus Ouro Preto. O CALIEMT será um banco de textos orais e escritos produzidos por alunos de língua inglesa como língua adicional e língua estrangeira escritos individualmente, em pares e em grupos e será disponibilizado a comunidade científica no formato eletrônico. Em sala de aula entre os anos de 2010 e 2017, as coletas em sala de aula tiveram o foco instrucional da língua inglesa foi dado no desenvolvimento das habilidades integradas, nos multiletramentos e as produções textuais orais e escritas de diversos gêneros textuais demonstram o pensamento crítico dos alunos. Nesses anos, os projetos passaram pelo Comitê Nacional de Ética na Pesquisa e todas as produções foram autorizadas pelos pais dos alunos por meio de termos de assentimento e de consentimento. As pesquisas tiveram grande impacto acadêmico, social, econômico e tecnológico e o CALIEMT, resultado dessas pesquisas tem grande potencial inovador, uma vez que não existe no Brasil nenhum corpus eletrônico com amostras de alunos do ensino médio técnico.
Palavras-chave: corpus de aprendizes, produção escrita, produção oral, língua inglesa, interação.
Bolsistas: Letícia Rafaela Alves Palheiros e Marcela Neves Del Gaudio
Orientador: Shirlene Bemfica de Oliveira