Relações de gênero e escola: representações de feminilidades entre adolescentes estudantes do ensino integrado do Instituto Federal de Minas Gerais
Este projeto pretende partir de uma intervenção investigar as representações de feminilidades de estudantes do ensino médio do campus do Instituto Federal de Minas Gerais - Ouro Preto. Para tal basear-se-á na política de como vem se concretizando, no ambiente escolar, a identificação do gênero atribuído às estudantes do sexo feminino, valendo-se do conteúdo discursivo de dois grupos focais realizados com um pequeno grupo de estudantes participantes do grêmio e que se apresentarem como colaboradoras, atentando-se para as formas como vivenciam as distintas feminilidades, por meio das quais inscrevem os modos de ser “menina”, que serão analisados tendo como referência o modelo de feminilidade do Regimento Escolar, do IFMG. Espera-se que através das ações propostas pelo projeto se possa construir no ambiente educativo uma inter-relação humana mais saudável entre estudantes e entre estes estudantes e os (as) adolescentes que estão à frente do Grêmio Estudantil, especialmente, daqueles que se apresentarem para os grupos de discussão, semanais, no Centro de Vivência, , quando poderão formar conceitos mais coerentes acerca do gênero, da sexualidade e da raça. Espera-se ainda que o (a) bolsista envolvido(a) compreenda como articular a construção de um ambiente escolar favorável ao diálogo, sobretudo com estudantes que vivenciam situações conflitivas, na escolha de suas identidades.
Grande Área: Ciências Humanas
Orientador: Denise Conceição das Graças Ziviani