Atlas integrado do uso e gestão dos recursos hídricos do alto curso da bacia do Rio São Francisco
Justificativa
A crescente degradação da qualidade das águas e ampliação da demanda pelos recursos hídricos tem tornado as ações de gestão cada vez mais urgentes. Em contraposição, a ampliação das atividades urbano-industriais e agrícolas tem contribuído para a contaminação da água e o comprometimento dos sistemas ambientais.
A bacia hidrográfica do rio São Francisco destaca-se nacionalmente como importante manancial e é marcada também por uma grande quantidade e diversidade de áreas úmidas. Estas se constituem em importantes reservatórios, que vêm sendo degradados, colocando em risco a disponibilidade hídrica em quantidade e qualidade.
Objetivos
Neste projeto propõe-se elaborar um atlas do uso e gestão dos recursos hídricos do alto curso do Rio São Francisco, apresentando uma análise integrada e correlação da evolução histórica das outorgas de direito de uso, da infraestrutura de saneamento básico e da qualidade da água.
Metodologia
Serão utilizados dados históricos do monitoramento da qualidade da água e outorgas do IGAM e do banco de dados do SNIS. Espera-se contribuir para o entendimento da gestão e qualidade dos recursos hídricos na área e fornecer informações que ajudem a garantir a sustentabilidade hídrica na bacia. Para além, espera-se contribuir com o reconhecimento da importância das áreas úmidas para o equilíbrio hídrico na região.
Resultados esperados ou já alcançados
Os resultados serão publicados em um atlas digital, em linguagem acessível, com produtos cartográficos e estatísticos que possibilitem o acesso da população, gestores, professores e estudantes às informações.
Espera-se que tenha amplo uso educacional, que direcione ações de gestão voltadas para a sustentabilidade e, por fim, promova a valorização da ciência e da pesquisa.
Equipe
Diego Alves de Oliveira;
Elizene Veloso Ribeiro;
Luiz Gustavo Gomes Romagnoli;
Izabela Aparecida Mendes da Silva;
William Fortes Rodrigues;
Adolf Heinrich Horn;
Fernanda Loebel Braido.
Contato com a equipe do projeto
grupopiau.ouropreto@ifmg.edu.br