Avaliação das mudanças nos hábitos alimentares e nos hábitos de vida dos alunos dos cursos técnicos Integrados do IFMG Campus Ouro Preto durante o período de isolamento social
Justificativa
A pandemia de COVID-19 e, principalmente, a necessidade de adoção de isolamento social e confinamento domiciliar apresenta impactos sobre a saúde física e mental de todos os atingidos.
O fechamento de escolas apresenta consequências diretas e indiretas não só para a educação, mas, também, para o desenvolvimento físico e emocional dos estudantes.
Especificamente na adolescência, em função das mudanças biopsicossociais típicas dessa fase, as mudanças no comportamento, social e nos hábitos alimentares e de vida podem apresentar, como consequências, o surgimento ou agravamentos de patologias físicas e psicológicas.
Objetivos
Realizar a avaliação das mudanças nos hábitos alimentares e nos hábitos de vida dos adolescentes, alunos dos cursos técnicos Integrados do IFMG Campus Ouro Preto, durante o período de isolamento social em função da pandemia de COVID-19, como ferramenta para auxiliar a adoção de ações de saúde voltadas a esse público específico.
Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo observacional de desenho transversal, cujos dados serão obtidos a partir de um questionário auto aplicado, de forma eletrônica, composto por questões socioeconômicas, questões relativas aos hábitos alimentares e hábitos de vida, antes e durante o período de isolamento social em função da pandemia de COVID-19.
Os dados serão coletados a partir de um questionário estruturado, criado no Google Forms (Google LLC, Menlo Park, CA, USA).
Resultados esperados ou já alcançados
Espera-se que os resultados obtidos nesse trabalho sejam úteis na avaliação, ainda que indireta, das condições de bem-estar dos alunos e que, se necessário, possam contribuir para a tomada de ações de intervenção a curto, médio e longo prazos.
Além disso, espera-se o desenvolvimento pessoal e intelectual dos discentes bolsistas e voluntários a partir do contato com os procedimentos da pesquisa e da vivência das etapas do método científico, auxiliando o desenvolvimento do pensamento crítico e da sua autonomia enquanto cidadãos.
Equipe
Thalita Macedo Araújo (Coordenadora)
Míriam Conceição de Souza Testasicca (Colaboradora)
Letícia Terrone Pierre (Colaboradora)
Jéssica Bibiano Goulart (Bolsista Pibic-Jr)
Lívia Leal Keller Borges (Bolsista Pibic-Jr)
Lara Borges de Oliveira (Voluntária)
Maria Fernanda A. Marques (Voluntária)
Contato com a equipe do projeto
thalita.a@ifmg.edu.br
alimentares.ifmg@gmail.com
@habitosalimentaresproj