Educação Inclusiva em Ouro Preto: um mapa das escolas e estudantes do 6 º ano 9º ano
Objetivos
Objetivo geral: mapear os estudantes público-alvo da Educação Inclusiva no município de Ouro Preto – MG matriculados do 6º ano 9º ano na rede pública de ensino.
Objetivos específicos: identificar em quais escolas eles estão matriculados; identificar se eles têm acesso ao atendimento especializado; traçar um perfil dos estudantes e suas necessidades específicas acompanhadas pelas escolas.
Justificativa
Esta pesquisa se justifica pelo fato de que a partir da análise destes dados, poderemos contribuir para promoção de políticas de inclusão voltadas para esses estudantes dentro e fora do IFMG-OP, que recebe alunos que concluem o 9º ano.
Esse mapeamento trata, inclusive, de uma demanda apresentada pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, o NAPNEE, do campus Ouro Preto.
Metodologia
Pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas com professores/as do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Supervisores/as Pedagógicos das escolas selecionadas.
Resultados esperados ou já alcançados
Com tais análises, podemos contribuir com cursos de formação de professores para atuar e promover a inclusão de tais estudantes, parcerias entre programas de ensino, extensão entre outros meios de criarmos pontes entre a comunidade escolar do IFMG-OP e as escolas de Ouro Preto. Identificar o público também nos permite buscar formas de fomentar o acesso desses estudantes ao campus de forma qualitativa e inclusiva.
Equipe
Layla Júlia Gomes Mattos (Coordenadora)
Ana Maria Abreu Costa (Bolsista de Iniciação Científica)
Contato com a equipe do projeto
layla.mattos@ifmg.edu.br