Você está aqui: Página Inicial > Central de Serviços > Biblioteca > Dúvidas Frequentes
conteúdo

Dúvidas Frequentes

por Tatiana Toledo publicado 26/01/2018 14h39, última modificação 28/08/2023 02h34

Qual o horário de funcionamento da biblioteca?

A Biblioteca funciona para atendimento ao usuário das 8h00min. às 23h00min. Apenas o auditório funciona das 8h00min. às 22h40min.

Quem pode realizar empréstimo domiciliar de materiais?

I - Alunos regulares;

II - Docentes efetivos, visitantes e contratados;

III - Técnicos-administrativos;

IV - Terceirizados;

V - Estagiários externos;

VI - Bolsistas externos;

VII - Alunos especiais (matrículas isoladas, cursos FIC e outros programas/projetos de formação);

O que é necessário para que eu possa realizar o empréstimo domiciliar?

São regras para o processo de empréstimo:

I - Apresentar documento de identificação oficial, carteira de estudante ou carteira funcional com foto para a realização do empréstimo, exceto quando utilizar a biometria para autenticação do empréstimo;

II - É requerido do usuário biometria ou senha para a realização do empréstimo;

III - É permitido ao usuário realizar o empréstimo presencialmente em todas as bibliotecas da Rede, mediante apresentação de documento de identificação oficial.

IV - O usuário não poderá fazer o empréstimo de mais de um exemplar da mesma obra (autor, título e edição);

V - Ao usuário que estiver com materiais bibliográficos em atraso ou afastado dos serviços de circulação, não será permitido o empréstimo de material algum.

Qual o prazo do empréstimo domiciliar?

O prazo de empréstimo é definido de acordo com o tipo de usuário e o tipo de material:

I - Docentes: a) 14 dias corridos: livros, trabalhos de conclusão de curso (monografias, dissertações e teses), materiais em braille e normas técnicas;

b) 4 dias corridos: periódicos, relatórios, anuários e boletins;

c) 3 dias corridos: materiais multimídia;

d) Por hora: livros destinados à consulta por hora;

e) Uso exclusivo na biblioteca: fotografias, mapas, plantas e outros materiais de interesse da biblioteca.

 II – Alunos regulares, técnicos-administrativos, terceirizados, estagiários externos, bolsistas externos e alunos especiais:

a) 7 dias corridos: livros, trabalhos de conclusão de curso (monografias, dissertações e teses), materiais em braille e normas técnicas;

b) 4 dias corridos: periódicos, relatórios, anuários e boletins;

c) 3 dias corridos : materiais multimídia;

d) Por hora: livros destinados à consulta por hora;

e) Uso exclusivo na biblioteca: fotografias, mapas, plantas e outros materiais de interesse da biblioteca.

O que acontece se eu devolver um material com atraso?

O usuário que estiver com atraso na devolução do(s) material(ais) ficará automaticamente suspenso dos serviços de circulação (empréstimo, reserva e renovação). Ao devolver um material em atraso, o usuário cumprirá afastamento e não poderá realizar novos empréstimos, renovações e reservas durante este período. O afastamento será calculado pelo dobro de dias corridos, referente ao período de atraso de cada material, a iniciar quando da devolução do(s) material(ais) atrasado(s).

Onde posso consultar o catálogo da biblioteca?

A biblioteca dispõe de um terminal destinado à consulta. O catálogo também está disponível na Internet no endereço https://pergamum.ifmg.edu.br

Posso renovar pela Internet os materiais que estão comigo?

Sim. É necessário que se faça o login no Meu Pergamum com os mesmos dados de acesso usados para empréstimo de livros que são: número de CPF sem os pontos e senha cadastrada na biblioteca (é a mesma senha utilizada para o empréstimo de materiais). O limite de renovações pela Internet é de até 5 (cinco) vezes.

Posso reservar materiais pela Internet?

Sim. É necessário que se faça o login no Meu Pergamum com os mesmos dados de acesso usados para empréstimo de livros que são: número de CPF sem os pontos e senha cadastrada na biblioteca (é a mesma senha utilizada para o empréstimo de materiais).

Perdi ou danifiquei um material da biblioteca. O que fazer?

O usuário deve comunicar imediatamente a perda ou a danificação do material à biblioteca. O usuário ficará automaticamente suspenso dos serviços de circulação (empréstimo, reserva e renovação) enquanto não restituir o material perdido ou danificado por um material do mesmo título, da mesma edição ou mais recente. No caso do material bibliográfico indisponível no mercado, caberá ao bibliotecário dirimir acerca da indicação de outra obra como compensação à biblioteca pelo(s) material(is) perdido(s) ou danificado(s).

Não consigo acessar as bases digitais (Biblioteca Virtual, Target GEDWeb, Portal Capes, Repositório Institucional).O que fazer?

Procure um dos colaboradores da biblioteca ou encaminhe um e-mail para o endereço   informando sobre o assunto.