Mediando saberes na formação e gestão de conselho municipal do patrimônio cultural
Mediando saberes na formação e gestão de Conselho Municipal do Patrimônio’ é uma proposta de projeto de extensão que visa o desenvolvimento de estudos e ações educativas e políticas no âmbito da gestão cultural das cidades, referentes à valorização e conservação do patrimônio cultural com a mediação na gestão efetiva dos conselhos municipais do patrimônio cultural.
Partimos do pressuposto que os Conselhos Municipais representam uma forma democrática de interação social. Por meio destes é possível realizar a capacitação dos cidadãos e conselheiros para o controle e fiscalização em diversas esferas do município, como no patrimônio cultural, por exemplo.
Mediar os saberes dos conselheiros para que seu conselho municipal do patrimônio seja eficaz poderá ampliar a participação na proteção do patrimônio, reduzir problemas ligados à degradação do bem edificado e articular os recursos financeiros destinados a esse fim, que nem sempre são de conhecimento local. O objetivo é fornecer as ferramentas necessárias para que o conselho torne-se capaz de se autogerir com eficiência e possa assim, contribuir para a efetiva salvaguarda do patrimônio edificado de seu município.
Considerando que os agentes locais e conselheiros são fundamentais no processo de implementação das políticas de patrimônio em nível local, é essencial que trabalhemos na implementação de projetos, programas e políticas de capacitação desses, com a finalidade de apresentar métodos necessários para que os cidadãos se tornem ativos na gestão de seus patrimônios.
Orientador: Alex Fernandes Bohrer