Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Ações e Programas > Programa Diálogos
conteúdo

Programa Diálogos

por Tatiana Toledo publicado 14/12/2017 15h20, última modificação 02/01/2018 14h49

 


APRESENTAÇÃO

O programa Diálogos: desenvolvimento profissional docente é uma proposta dialógica e colaborativa de desenvolvimento profissional que visa proporcionar aos professores um espaço favorável à construção de conhecimentos pedagógicos e troca de experiências, buscando valorizar o protagonismo e a trajetória de cada docente, viabilizando a discussão coletiva sobre a prática pedagógica na instituição.

Pretende ser um espaço de reflexão, de compartilhamento de experiências pedagógicas e de produção de conhecimentos sobre o ensino, tendo por base o pressuposto de que o professor é o sujeito de seu processo formativo e a docência é constituída de diferentes saberes/conhecimentos, entre eles, o conhecimento pedagógico.

O programa busca construir um espaço de diálogo com os professores nas discussões sobre as especificidades do processo ensino-aprendizagem, tendo por base a reflexão sobre a sua própria prática e sobre a docência nos Institutos Federais. Espera-se que ele possa contribuir para a formação continuada e para o aprimoramento didático-pedagógico, colaborando no enfrentamento dos desafios que se apresentam no desenvolvimento da prática pedagógica na Instituição.

OBJETIVOS

    Oportunizar o desenvolvimento profissional docente de professores do IFMG-Campus Ouro Preto, por meio de ações de formação continuada que viabilizem a reflexão sobre a prática pedagógica na Instituição, em constante diálogo com os professores.

    Viabilizar reflexões sobre questões didático-pedagógicas, de forma a contribuir para o desenvolvimento profissional contínuo dos professores.

    Favorecer discussões sobre o processo ensino-aprendizagem, oportunizando aos docentes refletir criticamente e aprimorar o trabalho desenvolvido em sala de aula visando à melhoria da aprendizagem dos alunos.

     

    EIXOS TEMÁTICOS

    Planejamento

    Currículo

    Metodologias de ensino

    Avaliação

    Relação professor-aluno

    Inclusão e diversidade

    Especificidades da docência nos Institutos Federais

     

    ORGANIZAÇÃO

    O Programa Diálogos: desenvolvimento profissional docente será organizado em diferentes modalidades de ações formativas:

    Diálogos Debates: palestras voltadas ao debate sobre temas específicos da área de educação, com profissionais/pesquisadores de diferentes instituições.

    Diálogos Oficinas Pedagógicas: espaço para discussões e proposições metodológicas, bem como relato de práticas exitosas e troca de experiências entre os docentes. 

    Diálogos Cursos Temáticos: cursos de curta duração para discussão de temáticas relativas ao processo ensino-aprendizagem.

    Diálogos Virtuais: ambiente para atividades diversas via Plataforma Moodle, como fóruns de discussão sobre a prática, troca de experiências e cursos a distância sobre temas pedagógicos.

    CONTATOS

    E-mail: dialogos.op@ifmg.edu.br
    Telefones: (31) 3559 2128   /   (31) 3559 2140

    REALIZAÇÃO

    Coordenação Pedagógica
    Coordenação de Pós-graduação

    EQUIPE

    Geralda Aparecida de Carvalho Pena - Coordenação
    Andréa Ferreira de Oliveira Calderaro
    Clarice do Rosário Rocha Alves Viana
    Fabíula Tatiane Pires
    Waldirene da Silva