Notícias
Hoje é dia de Ciência: conheça 2 protótipos de robôs de exploração criados no IFMG
A 1ª Semana de Automação Industrial fechou o ano de 2019 com a apresentação de 12 projetos realizados pelos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em Automação Industrial do Campus Ouro Preto. Os professores Paulo Raimundo Pinto e Sílvia Grasiella Moreira Almeida foram os orientadores dos protótipos elaborados pelos estudantes a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo de todo o curso.
Acompanhe, nas próximas semanas, no site e em nossas redes sociais, um especial que irá apresentar cada um dos projetos desenvolvidos e apresentados pelos alunos no evento.
Hoje você vai conhecer dois protótipos de robôs de exploração que foram feitos por alunos do IFMG Ouro Preto.
1 - OXUM
Já imaginou um robô, navegando sobre um rio, que fosse capaz de obter dados essenciais para a vida na água como temperatura, oxigênio, umidade entre outros? Tudo isso comandado por um aplicativo e com um baixo custo! Este é o OXUM!
Os alunos Lauro Gomes, Adriano Júnior, Fernanda Campos e Luiz de Carvalho foram os criadores do protótipo que pretende mapear rios e lagos. Inspirado no Street View, sua função é recolher imagens e amostras de água que serão úteis para mapear temperatura, umidade do ambiente, nível da água, oxigenação entre outras coisas essenciais para a vida aquática. Esse banco de dados servirá para que pesquisas possam ser feitas, principalmente em questões geográficas. Além de um dispositivo inspirado num barco com leme e tudo mais, o projeto conta ainda com um aplicativo que atuará coletando dados do rio.
2 - VÊNUS
Explorar outros planetas é algo que habita o imaginário do ser humano. A NASA lançou em 2011 o robô Curiosity, que faz até hoje pesquisas em Marte e com funções semelhantes de exploração, um grupo de alunos do campus criaram o Vênus.
O Vênus é um robô de exploração que foi desenvolvido pelos alunos Altamiro Neto, Breno Ribas, Gabriel de Oliveira, Tarcísio Soares e Yan Silva. Um veículo que terá os trabalhos de sensor de som, câmera, microfone e fone para que além da compreensão do espaço, seja possível também estabelecer comunicação. Um aplicativo faz a comunicação com o veículo podendo receber e coletar os dados e principalmente controlar o robô enviando comandos a partir do dispositivo móvel.
Clique aqui para conhecer outros quatro trabalhos feitos pela turma, que trabalham a inclusão através da tecnologia.