Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto celebra seu 79º aniversário com semana de atividades comemorativas

Momentos de confraternização, palestras, exposições e homenagens marcaram a programação especial
publicado: 24/05/2023 11h35, última modificação: 26/05/2023 12h22

O IFMG - Campus Ouro Preto encerrou na última sexta-feira (19) as comemorações em celebração ao seu 79º aniversário. Durante toda a semana, servidores, estudantes e comunidade externa se reuniram para participar de diversas atividades.

A programação começou com o Café com Arte, que proporcionou momentos de confraternização e integração entre os presentes. Durante os encontros, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar uma exposição fotográfica relembrando momentos marcantes da história da instituição.

Servidores com mais de 30 anos dedicados à instituição também foram homenageados com a entrega de certificados entregues nas áreas acadêmicas e administrativa. A ação terá continuidade nas próximas semanas.

Outro destaque foi a blitz educativa realizada pelo Setor de Saúde, com foco na prevenção da hipertensão arterial, reforçando a importância da saúde e bem-estar. Já o SINASEFE IFMG promoveu a palestra "Os impactos da reforma do Ensino Médio no dia a dia dos estudantes", ministrada pelo professor Leandro Andrade, da Rede Municipal de Ensino de Ouro Preto, proporcionando momentos de reflexão sobre o tema.

Ao longo da semana, também ocorreram eventos paralelos, como a entrega de placas aos projetos vencedores do Prêmio Mérito Extensionista e sessões astronômicas no Planetário +IFMG.  Estudantes do campus e de escolas da região contaram como foi a experiência de visitação ao Planetário. Confira!

Corrida Rústica

Nem mesmo a manhã fria da última sexta-feira espantou a energia e a disposição dos 48 competidores que marcaram presença na 31ª edição da Corrida Rústica, ação que integrou a programação de 79 anos do campus.

Organizada pela área de Educação Física, a atividade contou com a participação de estudantes, servidores e pessoas da comunidade local.

Acesse a classificação geral da corrida.

Homenagens

Um dos destaques da semana de celebrações foi a emocionante Sessão Solene de entrega da Medalha Padre José Mendes Barros. Na ocasião, egressos, aposentados, empresas, instituições e membros da comunidade interna e externa, que prestaram relevantes serviços à instituição, foram agraciados com a honraria. Além disso, os ex-alunos formados há 25 e 50 anos também receberam merecidas homenagens.

Confira as personalidades e instituições agraciadas:

• Egresso do IFMG - Campus Ouro Preto: Estácio Fonseca da Costa

• Servidor docente aposentado: Professor Rodrigo Vicente Bayão Toffolo

• Servidora técnico-administrativa aposentada: Jacqueline Coelho Augusto da Silva

• Trabalhadoras da área de Educação, vinculadas ao Ministério da Educação:
    Elinor de Oliveira Carvalho
    Zara Figueiredo Tripodi

• Personalidade do mundo político, empresarial e/ou do terceiro setor: Coletivo “De Mãos Dadas”

• Empresas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços ao IFMG – Campus Ouro Preto:
    Fundação Gorceix
    A Incrível Banda
    Rádio Itatiaia Ouro Preto

Representante dos ex-alunos da turma de 1973, que completam 50 anos de formados, Flávio Márcio Alves de Brito Andrade relembrou, em seu discurso, o tempo de “tatus e padeiros”, “kituts”, apelidos e episódios divertidos vivenciados junto aos professores da época.

O orador também expressou a importância da Escola Técnica em sua vida e na de seus colegas: “Durante esses 50 anos, a vida nos apresentou caminhos diferentes, sejam profissionais, religiosos, políticos e outros. Independentemente de quais tenham sido suas escolhas, tenho certeza que essa casa foi muito importante nas decisões que fizemos na vida. Os ensinamentos técnicos, a convivência cotidiana, as orientações cívicas, as limitações, as alegrias, os cansaços, as tristezas, as vitórias, as notas boas, as provas finais, as colas, as brigas, o jeito de cada professor. Isso tudo contribuiu para que chegássemos aqui, 50 anos depois, resumindo, numa palavra só, o nosso sentimento pela Escola Técnica Federal de Ouro Preto: gratidão. E viva a Coteca!”

Representando os ex-alunos da turma de 1998, que completam 25 anos de formados,  o diretor-geral, Prof. Reginato Fernandes dos Santos, também rememorou algumas experiências marcantes para os egressos homenageados, como as tão esperadas visitas técnicas, o barulhento ônibus "pão-de-forma" e a relação entre “pernilongos e muriçocas”.

“Não consigo traduzir em palavras os sentimentos que hoje tenho. Mas a gente consegue perceber, nos abraços, nos sorrisos, nas brincadeiras, nas nostalgias que hoje nós aqui colocamos. A vida sempre tem momentos em que a  gente deve parar e falar que valeu a pena, e esse aqui é um deles. Essa escola demonstra que ela não tem relação de fim, mas de partida e de meio em nossas vidas. Essa escola octogenária precisa ser contemporânea, mas sempre com respeito à memória e à conquista social, que é a nossa essência. Vida longa à educação, vida longa à memória da Escola técnica Federal de Ouro Preto, vida longa ao nosso atual IFMG - Campus Ouro Preto”, discursou o professor.

Cobertura

Para conferir a cobertura fotográfica da programação de aniversário do campus, acesse o álbum do evento.

registrado em: ,