Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do Campus Ouro Preto lançam novas publicações

Servidores do Campus Ouro Preto lançam novas publicações

publicado: 02/10/2024 12h18, última modificação: 02/10/2024 12h22

Dois servidores do Campus lançaram, nos últimos meses, obras que abrangem áreas distintas do conhecimento, contribuindo para a produção cultural e educacional.

Produção textual

O professor Paulo Ricardo Moura da Silva, da Coordenadoria da Área de Língua Portuguesa, publicou seu segundo livro, intitulado Produção Textual, Literatura e Leitura: mais de 50 propostas para a sala de aula, pela Editora Vozes. A obra oferece suporte pedagógico aos professores que desejam implementar práticas de letramento literário, buscando fomentar o acesso à literatura e a formação crítica de leitores na Educação Básica.

O livro está dividido em duas partes: "A Palavra Pensada" e "A Palavra Criada". A primeira parte traz reflexões teóricas sobre a leitura literária e a produção textual, enquanto a segunda apresenta mais de 50 atividades práticas voltadas ao letramento literário. As sugestões visam integrar a escrita e a leitura de forma dinâmica, incentivando os alunos a explorarem diferentes papéis, como autores, personagens e críticos. Recentemente, o professor participou do programa Vozes ao Conhecimento, transmitido pela TV Sudoeste de Pato Branco (PR), onde discutiu sua obra e a importância de inserir a literatura no cotidiano escolar. Saiba mais aqui.

Terra Ardida

Já a servidora técnico-administrativa Fabrícia Coelho (ou Brisa Coelho, nome com o qual a autora assina suas obras) lançou seu novo romance, Terra Ardida, pela BC Editora. A trama é ambientada no litoral alagoano e envolve poder, corrupção e questões sociais, retratando a vida de Elisa, uma mulher cuja trajetória é marcada por perdas e desafios pessoais. “Terra Ardida é um romance arrebatador que explora a força indomável do espírito humano, a redenção encontrada nas profundezas do desespero e o amor que transcende os limites da vida e da morte”, promete a sinopse.

A servidora já publicou diversas obras, incluindo o romance Olhos Vermelhos (2023) e as coletâneas de poesias Presentes do Vento (2022) e Pelo Retrovisor (2021). No campo acadêmico, lançou Reflexões da Primeira Década de Ifetização: um Olhar Orçamentário Financeiro sobre o IFMG Campus Ouro Preto (2022), além de três livros voltados para a área contábil: Contabilidade e Tesouraria I e II (ambos de 2014) e Introdução à Contabilidade Pública e Tesouraria (2014).