Você está aqui: Página Inicial > Inclusão > NAPNEE
conteúdo

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) articula pessoas e instituições no desenvolvimento de ações de inclusão, envolvendo técnicos-administrativos em educação, docentes, profissionais contratados, discentes e pais, além da comunidade externa. Dessa forma, o Núcleo luta pela implantação da cultura da "educação para a convivência" e a aceitação da diversidade, buscando principalmente a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais.

Na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, nossa missão surge por meio do Programa TECNEP (Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais), ligado à SETEC/MEC. O programa visava à inserção e o atendimento aos alunos com necessidades educacionais específicas nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico, nos Instituições Federais de Educação (IFEs), em parceria com os sistemas estaduais e municipais, bem como o segmento comunitário.


O que é o NAPNEE?

O NAPNEE ou NAPNE são os Núcleos criados nas instituições públicas federais de ensino a partir do programa TEC NEP criado em 2000. A intenção, desde então, foi de democratização do ensino, alcançando ou buscando alcançar melhores condições de ensino para os estudantes com NEE (Necessidades Educacionais Específicas). 


Quais especificidades são atendidas pelo NAPNEE?

O Núcleo presta suporte e orientação a todos os estudantes com deficiência ou transtorno de aprendizagem matriculados no Instituto. Atualmente, atendemos a alunos e alunas com deficiências físicas, auditiva, visual, autismo, dislexia, disortografia, déficit de atenção, discalculia e disgrafia.


Quais são os serviços oferecidos pelo NAPNEE?

Em parceria direta com os PAEE (Profissionais de Atendimento Educacional Especializado) todos os estudantes identificados com alguma deficiência ou transtorno de aprendizagem podem ser atendidos pelo Núcleo, cuja função é a de acompanhar as condições para as provas de acesso; acolher e guiar os estudantes e seus familiares depois de aprovados; e conscientizar professores, turmas e comunidade interna e externa. 

O Núcleo conta com a atuação dos EAP (Estagiários de Apoio Pedagógico) e em constante interação com os intérpretes de libras, para que as diferentes barreiras (atitudinais, arquitetônicas etc) sejam superadas, tornando o espaço do Campus Ouro Preto afável para a educação inclusiva.


Quem integra o NAPNEE?

Os serviços prestados pelo Núcleo, de orientação e apoio em diferentes ordens relacionadas às NEE, são feitos por um grupo diverso e sabedor da necessária parceria com a comunidade no empenho de escuta ao estudante.

O regulamento do NAPNEE indica que as equipes sejam multidisciplinares. logo, todas as pessoas diretamente envolvidas com o Instituto são "napnianos" em potencial.


O que é a Sala de Recursos?

A Sala de Recursos foi institucionalizada em 2010, com a chegada do primeiro aluno surdo ao Campus. Uma de suas ações é promover o apoio às atividades educacionais, ampliando, assim, as possibilidades de equidade no processo da educação inclusiva.

O espaço conta com acervo de livros, revistas, jogos pedagógicos e tecnologias assistivas. Dentro deste ambiente são desenvolvidos projetos de extensão, pesquisa e pesquisa - extensão dentro da temática inclusiva, monitoria, reuniões com pais/responsáveis pelos alunos com deficiência, visita dos avaliadores dos cursos de graduação pelo MEC, produção de recursos didáticos para alunos com deficiência e as reuniões presenciais do NAPNEE.


Como entrar em contato com o NAPNEE?

Visite-nos na Sala de Recursos, que se encontra no térreo do Prédio dos Inconfidentes (primeira à direita no final do corredor) ou através do e-mail: napnee.ouropreto@ifmg.edu.br.

Em caso de dificuldades de acesso pelos meios supracitados, consulte as portarias do Campus ou a Diretoria de Ensino.