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Cursos Técnicos Subsequentes

por Setor de Comunicação publicado 06/01/2025 23h45, última modificação 09/01/2025 12h06

1ª chamada

CRONOGRAMA

Convocação = 02/01/2025

Listagem de convocação em 1ª chamada

Período de matrícula = 09/01 a 19/01/2025

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CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES - EDITAL Nº 307/2024

 

DOCUMENTOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS

  1. Foto de rosto recente com fundo branco;

  2. CPF próprio;

  3. Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Identificação Nacional (CIN), preferencialmente, ou Carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira profissional ou Passaporte. 

Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto e que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação).

  1. Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos.

  2. Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio em que conste todas as séries cursadas e as respectivas escolas, sem qualquer pendência.

  3. Declaração de conclusão do Ensino Médio, caso não tenha os documentos solicitados no item “e”. Neste caso, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem pendências.

  4. Autorização para reprodução e divulgação de imagem e voz (Anexo VI, no caso de candidatos menores de 18 anos, ou Anexo VII, no caso de candidatos maiores de 18 anos).

  5. Documento de identidade do responsável legal, no caso de menores de 18 anos. Caso a matrícula seja solicitada por um procurador, este deverá anexar uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.

  6. Certidão de nascimento ou casamento (deve ser entregue até 60 dias após a matrícula).

  7. Ficha de solicitação de matrícula (Clique aqui para acessar o arquivo)

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS POR MODALIDADE DE VAGA

DOCUMENTOS COMUNS PARA TODAS AS MODALIDADES DE COTA (LB_EP, LB_PPI, LB_Q, LB_PCD, LI_EP, LI_PPI, LI_Q, LI_PCD)

  1. Certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio em que conste todas as séries e as respectivas escolas, sem qualquer pendência.

  2. Declaração de conclusão do Ensino Médio, caso não tenha os documentos solicitados no item “a”, em que conste que estudou integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. Neste caso, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá anexar o Histórico Escolar sem pendências.

 

DOCUMENTOS COMUNS PARA COTAS DE RENDA (LB_EP, LB_PPI, LB_Q, LB_PCD)

  1. A condição de baixa renda familiar per capita inferior a 1 salário mínimo deverá ser atestada pelo Comprovante de Cadastro no CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com atualização a no máximo 24 meses da data da matrícula.

  2. Caso o comprovante apresentado não permita a análise do enquadramento ou não na condição de baixa renda, outros documentos poderão ser solicitados pelo registro acadêmico, incluindo os que atestem as condições de renda de todos os membros do grupo familiar.

 

DOCUMENTOS COMUNS PARA COTAS DE PRETOS, PARDOS ou INDÍGENAS (LB_PPI, LI_PPI)

  1. Formulário de autodeclaração étnico-racial (Anexo IV).

  2. SOMENTE PARA INDÍGENAS, um dos documentos a seguir: 

  • Declaração oficial emitida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), atestando a relação de pertença étnica e social do candidato a um grupo ou comunidade indígena estabelecido no Território Nacional Brasileiro; ou

  • RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena); ou

  • Declaração de pertencimento étnico assinada por três lideranças da comunidade indígena, conforme modelo no Anexo V.

 

DOCUMENTOS COMUNS PARA COTAS DE QUILOMBOLAS (LB_Q, LI_Q)

  1. Um dos documentos a seguir:

  • Declaração oficial emitida pela Fundação Cultural Palmares, atestando que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo; ou 

  • Declaração de pertencimento étnico assinada por três lideranças quilombolas legitimadas no território, conforme modelo no Anexo V; ou

  • Comprovante de residência em comunidade quilombola em nome do candidato ou de seu responsável legal.

 

DOCUMENTOS COMUNS PARA COTAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (LB_PCD, LI_PCD)

  1. LAUDO MÉDICO possuindo, obrigatoriamente, nível de detalhamento técnico suficiente e adequado, identificando a espécie de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, assinado por médico com formação profissional na ESPECIALIDADE aplicável ao tipo de deficiência do candidato com número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou no Ministério da Saúde (RMS), carimbo e data de emissão

ANEXOS

ANEXO IV - Formulário de Autodeclaração Étnico-racial

ANEXO V - Declaração de Pertencimento Étnico

ANEXO VI - Autorização para Reprodução e Divulgação de Imagem e Voz para Candidatos Menores de 18 Anos

ANEXO VII - Autorização para Reprodução e Divulgação de Imagem e Voz para Candidatos Maiores de 18 Anos

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail:  ou pelo telefone (31)  99821-3940. 

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  • Período de tira-dúvidas presencial = 13/01 a 17/01/2025 (14:00 às 20:00)

  • Período de análise de documentos = 20/01 a 28/01/2025

  • Publicação de resultado preliminar de documentos = 30/01/2025

  • Período de interposição de recurso = 30/01 a 03/02/2025

  • Período de tira-dúvidas presencial (recursos) = 31/01 e 03/02/2025 (14:00 às 20:00)

Caberá interposição de recurso fundamentado ao IFMG, no prazo definido no cronograma disponível no site do IFMG campus Ouro Preto, contra indeferimento do resultado preliminar da análise de documentos da solicitação de matrícula. O candidato ou seu responsável (quando menor) deverá interpor recurso, exclusivamente, via internet pelo endereço eletrônico (e-mail) matriculade.ouropreto@ifmg.edu.br, anexando o formulário disponibilizado no site (formulário de recurso), bem como toda a documentação e as informações que o candidato julgar necessárias à comprovação documental, da análise realizada pela Comissão Multissetorial de Análise de Documentos. 

Será INDEFERIDO: 

- O recurso que for encaminhado fora do endereço especificado acima;

- O recurso que for interposto em desacordo com o prazo estabelecido no cronograma. 

Após análise do recurso, a decisão relativa ao deferimento ou indeferimento dos recursos será divulgada no site do IFMG campus Ouro Preto, em data estabelecida no cronograma.

A decisão da Comissão Multissetorial de Análise de Documentos terá caráter terminativo e não será objeto de reexame, ou seja, não haverá reapreciação de recursos, sendo, portanto, a última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

O IFMG campus Ouro Preto não se responsabiliza, quando os motivos de ordem técnica não lhe forem imputáveis, por recursos não recebidos por falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, problemas de ordem técnica nos computadores utilizados pelos candidatos, bem como por outros fatores alheios que impossibilitem a transferência dos dados.  

Não haverá interposição de recursos após o Resultado final.

As dúvidas sobre a interposição do recurso deverão ser direcionadas, EXCLUSIVAMENTE, pelo e-mail

NÃO SERÃO RESPONDIDOS E-MAILS RECEBIDOS APÓS AS 17 HORAS DO DIA 03/02/2025.

NÃO HÁ ATENDIMENTO AOS SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS.

Clique aqui para acessar o formulário de recurso

  • Período de análise de recurso = 04/02 a 06/02/2025

  • Publicação de resultado final de análise de documentos = 07/02/2025

  • Convocação para heteroidentificação = 07/02/2025

(Convocação será disponibilizada na data prevista)

  • Entrevistas = 11/02 a 13/02/2025

Atenção! Conforme o edital do Processo Seletivo, os candidatos inscritos nas vagas reservadas para as cotas raciais, quando chamados em Ampla Concorrência, não precisarão passar pelo Procedimento de Heteroidentificação Racial.

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES!

O critério de avaliação do processo de heteroidentificação complementar é unicamente fenotípico (características físicas) do próprio candidato. Não serão considerados outros critérios como documentos antigos (documentos anteriores à data do processo) ou a ascendência (parentes como pais e avós, entre outros) do candidato.

Candidatos com idade inferior a 18 anos deverão comparecer à entrevista acompanhados por um responsável legal ou um procurador munido de uma procuração específica para este fim, bem como um documento pessoal com foto.

É de responsabilidade exclusiva do candidato, pais e/ou responsáveis a conferência dos documentos e comparecimento na data, local e horário das entrevistas presenciais.

Documentação a ser apresentada no dia da entrevista:

  • Documento pessoal com foto; 

  • Entrega do ANEXO IV - Formulário de Autodeclaração Étnico-racial. O  preenchimento do campo que solicita a justificativa é obrigatório.

O procedimento de heteroidentificação será gravado. O material será utilizado para análise de possíveis recursos interpostos pelo candidato. 

O candidato que estiver impossibilitado de comparecer no campus para a realização do processo de heteroidentificação, por motivo de saúde, deverá entrar em contato com o campus pelo e-mail comissaoheteroidentificacao.op@ifmg.edu.br e encaminhar o atestado médico até 24 horas após a data prevista para a realização da entrevista. 

O resultado preliminar do procedimento de heteroidentificação será publicado na página do IFMG campus Ouro Preto no dia  14/02/2025. 

Prazo para interpelação dos recursos: 14/02 a 18/02/2025. A interpelação dos recursos deverá ser encaminhada para o e-mail comissaoheteroidentificacao.op@ifmg.edu.br em formulário próprio, disponível na página do IFMG campus Ouro Preto. 

O resultado final do procedimento de heteroidentificação será publicado na página do IFMG campus Ouro Preto no dia 21/02/2025. 

Os candidatos que tiverem o procedimento de heteroidentificação indeferido irão concorrer às vagas de Ampla Concorrência em eventual próxima chamada.

  • Resultado preliminar entrevistas = 14/02/2025

  • Período recurso heteroidentificação = 14/02 a 18/02/2025

A interpelação dos recursos deverá ser encaminhada para o e-mail comissaoheteroidentificacao.op@ifmg.edu.br em formulário próprio.

Clique aqui para acessar o Formulário de Recursos do Procedimento de Heteroidentificação

  • Período de análise de recurso heteroidentificação = 19/02 e 20/02/2025
  • Publicação do resultado final da heteroidentificação = 21/02/2025
  • Publicação do resultado final da 1ª chamada = 21/02/2025