Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Setembro de 2022 a Agosto de 2023 > PROGRAMA DE PESQUISAS NARRATIVAS: DAS MEMÓRIAS DA APRENDIZAGEM E DOS MUNDOS DO TRABALHO
conteúdo

PROGRAMA DE PESQUISAS NARRATIVAS: DAS MEMÓRIAS DA APRENDIZAGEM E DOS MUNDOS DO TRABALHO

por . publicado 05/02/2024 11h44, última modificação 05/02/2024 11h51

Resumo:

Este programa engloba duas investigações em andamento: ‘Narrativas das memórias do mundo do trabalho na educação profissional: da invisibilidade ao destaque’ e ‘Narrativas de aprendizagem do guarani: olhares plurais’ já enviados para análise ética do Conselho Nacional de ética em pesquisa – CONEP. Na primeira investigação já foi feito um estudo piloto desenvolvido durante a pandemia. O segundo estudo é advento de uma parceria já firmada anteriormente com a UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O objetivo deste programa de pesquisas é coletar e analisar narrativas escritas e orais da experiência de alunos, professores e profissionais sobre suas aprendizagens e suas experiências profissionais. O foco da investigação é na constituição da memória, como uma ferramenta da comunicação, cujo potencial é de fortalecimento e de aprimoramento do relacionamento dos indivíduos nas instituições com seus públicos e com a sociedade (OLIVEIRA, 2019). O programa tem duas vertentes: a primeira enfatiza a análise das narrativas de aprendizagem dos alunos no que tange o processo de aprendizagem e uso da língua materna, segunda língua e línguas estrangeiras. A segunda foca nos professores e servidores técnicos administrativos no que tange os processos de aprendizagem e de atuação profissional. Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevistas no IFMG Campus Ouro Preto; e na UNILA por meio de uma parceria já firmada com o departamento de ensino de línguas. As coletas terão focos distintos de acordo com os públicos envolvidos: alunos professores e técnicos administrativos de setores diversos, principalmente aqueles que estão nos bastidores do funcionamento da escola. Os resultados apontam para uma ressignificação dos papeis desempenhados e atribuídos ao processo de aprendizagem e dos mundos do trabalho no contexto escolar.

Equipe:
Shirlene Bemfica de Oliveira (coordenadora)
Heloisa Maria Batista Moreira (bolsista)
Thais Ellen Romualdo de Oliveira (bolsista)