Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Setembro de 2022 a Agosto de 2023 > A INTERDISCIPLINARIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE
conteúdo

A INTERDISCIPLINARIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE

por . publicado 05/02/2024 11h50, última modificação 05/02/2024 11h53

Resumo:

A interdisciplinaridade é uma demanda acadêmica e social tendo os professores o compromisso de auxiliar na formação de cidadãos conscientes que saibam opinar e debater sobre vários assuntos interligados. A visão global das várias ciências desperta no discente maior interesse em estudar na medida em que percebe que o conteúdo de uma disciplina não está desconectado de outra e de sua realidade. Entretanto, apesar da importância da interdisciplinaridade, o diálogo entre disciplinas não parece ocorrer de forma efetiva nas escolas. Dentre os motivos, encontra-se a própria formação docente que não contempla, várias vezes, um enfoque interdisciplinar. Desta forma, o objetivo deste estudo é mostrar, aos discentes cursantes de Licenciatura em Física, a relação de um conteúdo visto dentro de uma disciplina da grade do curso, de forma isolada e unicamente como fenômeno físico, com conceitos biológicos do Sistema Circulatório, estudado na Biologia. Para cumprir com esse objetivo, será elaborada e aplicada uma sequência didática aos discentes do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto, constando de aulas teóricas e também atividades práticas que evidenciem a interdisciplinaridade. Posteriormente, em consonância com as atividades desenvolvidas na sequência didática, será confeccionado um material didático teórico-prático sobre a Biofísica do Sistema Circulatório que tornem clara a inter-relação destas disciplinas e que, assim, possa auxiliar docentes que tenham interesse em ministrar aulas interdisciplinares. A fim de verificar a efetividade do propósito deste estudo, será aplicado um questionário não identificado que avalia a percepção de interdisciplinaridade. Espera-se, assim, evidenciar a importância da interdisciplinaridade na formação dos futuros professores, a fim de que eles perpetuem a integração de saberes em sua atuação profissional.

Equipe:
Januaria Fonseca Matos (coordenadora)
Elisangela Silva Pinto (voluntária)
Margaly Aparecida de Aguiar Vita (voluntária)
Luana dos Santos Ferreira (voluntária)