Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Formação Inicial e Continuada (FIC) > Lapidação de Gemas (módulo básico)
conteúdo

Lapidação de Gemas (módulo básico)

por alessander.thomaz publicado 10/01/2018 14h24, última modificação 05/02/2018 14h00
Curso de Formação Continuada em Lapidação de Gemas de Cor (Módulo Básico)
  Turno: Noturno
Carga Horária: 158 horas Vagas: 12
Nível: Módulo Básico
Requisitos: idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental I (anos iniciais de 1º ao 5º ano).
Site do curso: 
 

O Curso

O curso busca ampliar as possibilidades da formalização de empresas e de profissionais da área, atendendo a uma demanda regional e fortalecendo a área de Joalheria no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto. As ênfases dos conteúdos variam de acordo com as especificidades e necessidades de formação profissional de cada aluno, adequando-se às carências dos arranjos produtivos locais e regionais. A implementação do curso justifica-se, ainda, pelo incremento na formação básica do profissional do setor joalheiro de Ouro Preto e região, que possui uma história relacionada à ourivesaria com gemas, sendo pólo de turismo regional e internacional intenso e possui grande número de empresas voltadas para o setor.

Perfil Profissional

O profissional egresso será apto a atuar como lapidário, na lapidação de minerais - gemas orgânicas, artificiais e sintéticas -, bem como na sua reparação, atendendo, em parte, a formação sugerida na classificação da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Além disso, poderá planejar e executar a lapidação de gemas; preparar material para lapidação e reparação de gemas; serrar, formar, calibrar, alisar, facetar e polir gemas. Estará apto a avaliar e fazer cálculo estimado do aproveitamento do material in natura fazendo uma projeção da massa resultante após lapidado. Poderá realizar, ainda, manutenção preventiva e corretiva de máquinas, equipamentos e ferramentas empregados em uma lapidação.

 

Mercado de Trabalho

Poderá atuar em oficinas de lapidação, podendo ser autônomo e autossuficiente, bem como desempenhar atividades técnicas especializadas, tais como: avaliação, serragem, formação, calibração, alisamento, facetamento e polimento de gemas, além de atuar com a comercialização de gemas e equipamentos para a lapidação. O profissional também pode atuar em empresas de mineração que produzem minerais gemas, ou materiais que podem ser utilizados como gemas artificiais e sintéticas, empresas que comercializam gemas, confeccionam joias, prestam serviços de lapidação, ou que comercializam equipamentos e insumos para lapidação.

 

Informações Gerais

Turno: noturno

Horário de aulas: 18h50 às 23 horas

Carga-Horária: 158 horas

Vagas Oferecidas: 12

Eixo tecnológico: Produção Industrial

Requisitos: ter idade mínima de 16 anos e ter concluído o ensino fundamental.

Autorização de funcionamento do curso: 15/09/2017

Período de oferta (primeira turma): 23/10/2017 a 19/03/2018)

Coordenador/Professor: Gilberto José Abreu Machado

Contato: Gilberto.machado@ifmg.edu.br

Contatos DIPE: (31)3559-2148 / cursosficdipe.ouropreto@ifmg.edu.br

Parceria: não há

Área de Apoio: CODAJOIA

Últimas Ofertas

 PROCESSO SELETIVO

MÊS

Nº DE CANDIDATOS POR VAGA

 PERÍODO DE ATIVIDADES

  Edital 043/2017

    Setembro

                         2,4

       De 23/10/2017 a 19/03/2018

 

Documentos