Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Graduação > Licenciatura em Física
conteúdo

Licenciatura em Física

por Comunicação Social publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 07/07/2023 15h57
Física Turno: Noturno
Duração: 4 anos
Vagas: 40 (20 vagas SISU + 20 vagas Processo Seletivo IFMG)
Ingresso: Vestibular; transferência (interna e externa) e Obtenção de novo título.
 

Apresentação

O curso de Graduação em Física, modalidade licenciatura, tem como objetivo geral formar profissionais qualificados para atuarem na Educação Básica e em outros espaços educativos, formais ou informais, sendo capazes de prosseguirem seus estudos na pós–graduação. Espera-se, ainda, possibilitar a formação de cidadãos com embasamento teórico-metodológico, apoiada na vertente teórica ciência-tecnologia e sociedade, visando à construção de aprendizagens significativas, instrumentalizando o futuro professor para posicionar-se de maneira crítica, criativa, responsável, construtiva e autônoma no processo escolar e social.

Perfil Profissional

O perfil do profissional a ser formado pelo IFMG Campus Ouro Preto é o de um professor-educador-interdisciplinar que seja capaz de abordar e lidar com problemas novos e tradicionais, estando sempre preocupado em buscar novas formas do saber científico e tecnológico. Portanto, busca-se um profissional que se dedique preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja por meio da atuação no ensino escolar formal, seja por meio de novas formas de educação científica, como vídeos, softwares ou outros meios de comunicação, utilizando o instrumental (teórico e/ ou experimental) da Física e mantendo conexão com outras áreas do saber, como Física Médica, Biofísica, Química, Física Ambiental e incontáveis outros campos.

Mercado de Trabalho

A área de atuação profissional é a docência na educação básica, nas séries finais do Ensino Fundamental e em todas as séries do Ensino Médio. O licenciado em Física poderá, ainda, atuar no ensino não-formal, no ensino a distância, na Educação Especial (ensino de Física para deficientes), bem como em centros e museus de ciências e divulgação científica. Poderá também continuar sua formação acadêmica ingressando, preferencialmente, na pós-graduação em Ensino de Física ou Educação; produzir conhecimento na área de ensino de Física voltado para ciência-tecnologia-sociedade; difundir conhecimento na área de Física e áreas de ciências aplicada à tecnologia e ensino de Física e lecionar disciplinas de Física e ciência aplicada na área tecnológica em instituições de ensino superior.

Requisito

Ensino Médio Completo.

Reconhecimento do Curso

Reconhecido por meio da portaria nº 614, de 30/10/2014, publicada no DOU de 31/10/2014.

Documentos

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) 2023

Matrizes para as turmas em andamento no período letivo de 2020.1

NOTURNO - Matriz Licenciatura em Física 2020.1 (discentes ingressantes de turma regular de 1° período)

NOTURNO - Matriz Licenciatura em Física 2019.1 (discentes ingressantes de turma regular de 3° período)

NOTURNO - Matriz Licenciatura em Física 2018.1 (discentes ingressantes de turma regular de 5° período)

NOTURNO - Matriz Licenciatura em Física 2017.1 (discentes ingressantes de turma regular de 7° período)

registrado em: