Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
| Turno: Noturno | |
| Duração: 3 anos | |
Apresentação
A criação e implantação do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFMG campus Ouro Preto, no eixo Informação e Comunicação, acontece em um contexto de grande movimentação mundial do setor da área de tecnologia, com a popularização de ferramentas que operam sob a égide da Inteligência Artificial (IA). O tema em si, Inteligência Artificial, já vem sendo estudado desde o século XX, década de 50. Entretanto, ao longo dos anos, enfrentou momentos de dificuldades relacionadas às necessidades de grande poder computacional para executar os algoritmos que definem as ferramentas de IA e também à consolidação de dados que pudessem ser de fato representativos das informações que representam. Desta forma, as áreas de Estatística, Probabilidade, Computação, debruçaram-se sobre os problemas que, solucionados, permitiriam que computadores pudessem de fato interagir de forma dita inteligente com pessoas e outros sistemas, conduzindo a informações que representassem a realidade. Ao longo deste caminho, foi possível compreender que não bastavam apenas que as áreas citadas atuassem para tornar as ferramentas de IA tão populares e capazes de alterar sistemas sócio-políticos se não atuassem, de fato, de forma interdisciplinar para serem capazes de atuarem no mundo real, chegando a modificar formas de se realizar e pensar processos diversos. E esta integração com o conhecimento, de forma ampla, sem delimitá-lo ou reduzi-lo a uma ou duas áreas de conhecimento apenas é que permite que a área de Inteligência Artificial seja, hoje, de fato, algo com a qual todas as pessoas precisem, ainda que em momentos e níveis distintos, compreender a estrutura por trás de seus algoritmos e de suas soluções propostas.
Perfil Profissional
O/A tecnólogo/a em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um/a profissional do eixo de Informação e Comunicação habilitado/a a: a) analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação, b) avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados, c) coordenar equipes de produção de softwares e d) vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnicos em sua área de formação.
Para sua atuação, são fundamentais o conhecimento e proficiência operacional, tática e estratégica na área de atuação do curso; o conhecimentos e saberes relacionados à atuação profissional, nos setores público, privado e em organizações do terceiro setor; a ética e respeito no exercício profissional; a empatia, responsabilidade, criatividade, inovação, empreendedorismo, comunicação, relacionamento interpessoal, proatividade, raciocínio lógico e visão crítica.
Gestão de Curso
Projeto pedagógico
Projeto Pedagógico de Curso (PPC) em vigor
