Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Setembro de 2023 a Agosto de 2024 > ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
conteúdo

ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO

por . publicado 05/02/2024 13h58, última modificação 05/02/2024 13h59

Resumo:

A contemporaneidade trouxe, como grande novidade, a disseminação das mais diversas informações a uma velocidade inimaginável há pouco tempo. Esse maior acesso às informações também se aplica às novidades científicas e tecnológicas. Entretanto, observa-se que uma parcela significativa da população não é capaz de compreender ou julgar essas informações científicas, caracterizando o chamado analfabetismo científico. Embora essa condição seja derivada, muitas vezes, da exclusão dos indivíduos do sistema escolar, em outras situações ela se deve a falhas no processo de ensino-aprendizagem. Muitas vezes, o aluno assume postura meramente passiva no ambiente escolar, enquanto o professor é considerado o responsável por transmitir o conhecimento. Isso propicia que as informações sejam apenas memorizadas, sem que o aluno se aproprie concretamente do conhecimento científico. Essa situação é particularmente notada no ensino de tópicos específicos de Biologia, como, por exemplo, Botânica. Nesse quadro, este projeto tem como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de Botânica no Ensino Técnico Integrado do IFMG - Campus Ouro Preto. Para tanto, será feita uma análise dos capítulos referentes ao assunto no livro didático disponibilizado aos estudantes, da coleção “Moderna Plus”, a fim de valorizar esse recurso, complementando suas eventuais lacunas. Na proposição da sequência didática, será produzida uma ferramenta didática digital, por ser um recurso promissor no processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia também possibilitará a aplicação de conhecimentos técnicos em disciplinas da área propedêutica, caracterizando um avanço na interdisciplinaridade. As atividades serão planejadas de modo a possibilitar que os estudantes não apenas memorizem, mas se apropriem dos conceitos científicos próprios do assunto. Planeja-se, assim, contribuir para a plena inserção do indivíduo na sociedade, a partir da sua alfabetização científica, bem como para maior compreensão, valorização e conservação da vegetação, tão fundamental para a manutenção da vida no planeta, quanto cotidianamente negligenciada.

Equipe:
Miriam Conceicao de Souza Testasicca (coordenadora)
Thalita Macedo Araujo (voluntária)
Silvia Grasiella Moreira Almeida (voluntária)
Júlio Cézar Martins Filho (bolsista)
Henrique de Matos Barbosa Eustáquio (bolsista)