Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Setembro de 2023 a Agosto de 2024 > INTERVENÇÕES PSICANALÍTICAS EM AMBIENTE ESCOLAR
conteúdo

INTERVENÇÕES PSICANALÍTICAS EM AMBIENTE ESCOLAR

por . publicado 05/02/2024 14h01, última modificação 05/02/2024 14h01

Resumo:

A pesquisa pretende investigar possíveis contribuições da psicanálise na prática pedagógica e no ambiente escolar, buscando uma apropriação do paradigma analítico para pensar a relação entre alunos e professores na construção dos saberes, no aprendizado e ensino e na abordagem, relacionamento e recepção dos estudantes. A hipótese que norteia nosso estudo é de que, a partir de conceitos e práticas propostas pela psicanálise, sobretudo aquelas que se referem à sua fundamentação e ao seu modo de funcionamento no setting analítico, é possível propor manejos eficazes do professor em sala de aula, visando uma maior integração do estudante ao objeto de estudo e pensando o ensino como transmissão genuína de conhecimento. Pensar a sala de aula como lugar potencial para um reconhecimento dos estudantes como sujeitos de sua própria existência, com histórias particulares de vivência e pressupondo uma escuta específica e um método de trabalho que possa elevar sua condição de aprendizes a sujeitos construtores de seu próprio saber.

Equipe:
Venuncia Emilia Coelho (coordenadora)
Pedro Antônio de Souza Alves Miranda (voluntário)
Stéfany Caroline Luz (voluntária)