Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Projetos > Setembro de 2023 a Agosto de 2024 > EVENTOS DE INUNDAÇÃO NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO: UMA ABORDAGEM GEOMORFOLÓGICA PARA O CASO DE AMARANTINA (MUNICÍPIO DE OURO PRETO – MG)
conteúdo

EVENTOS DE INUNDAÇÃO NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO: UMA ABORDAGEM GEOMORFOLÓGICA PARA O CASO DE AMARANTINA (MUNICÍPIO DE OURO PRETO – MG)

por . publicado 05/02/2024 13h55, última modificação 05/02/2024 13h55

Resumo:

As enxurradas são eventos naturais de rápido extravasamento de água do leito fluvial ocasionado por fortes e intensas chuvas concentradas em pouco tempo. Esses eventos causam diversos danos para a população em termos de perda de vidas humanas e de bens materiais. A geomorfologia se apresenta como uma importante área do conhecimento para o estudo das enxurradas, tendo em vista a possibilidade de compreensão de formas de relevo, os materiais constituintes e os processos atuantes. Diversas enxurradas têm ocorrido em afluentes do rio das Velhas, principal drenagem da região, implicando em perdas para diversas comunidades, à exemplo da comunidade de Amarantina, distrito de Ouro Preto. O presente Projeto busca, desta forma, compreender os eventos de enxurrada no Quadrilátero Ferrífero a partir de uma abordagem geomorfológica, tendo como estudo de caso os eventos que têm afetado Amarantina, na bacia do rio Maracujá. Busca contribuir, assim, para melhores definições das alterações humanas nos sistemas hídricos continentais, além de permitir a definição de áreas de risco no distrito em estudo. Para isso, serão utilizadas duas abordagens metodológicas: a primeira buscará compreender a variação dos fatores que influenciam a formação de enxurradas nos afluentes do rio Maracujá, tais como a declividade das bacias hidrográficas, as características do substrato, a cobertura do solo; enquanto a segunda buscará definir as áreas de maior suscetibilidade à ocorrência de enxurradas no distrito de Amarantina, delimitando áreas de maior risco e locais seguros.

Equipe:
Cecilia Felix Andrade Silva (coordenadora)
Jairo Rodrigues Silva (voluntário)
Ariany Gomes Pena (voluntária)
Geovana Maria Freitas de Paula (voluntária)
Ana Clara Rodrigues da Silva Santos (bolsista)
Ana Gabriela Gomes Lopes Pereira (bolsista)