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UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ESTUDO DE FÍSICA E BIOLOGIA UTILIZANDO A MICROSCOPIA ÓTICA

por . publicado 05/02/2024 14h00, última modificação 05/02/2024 14h00

Resumo:

O ensino das Ciências da Natureza tem sido frequentemente discutido e repensado. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio enfocam a indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, além da interdisciplinaridade e a contextualização de conteúdos ao cotidiano. Entretanto, apesar da importância desses pilares, o processo ensino-aprendizagem ainda não é realizado de forma efetiva. Desta maneira, o objetivo deste estudo é mostrar a relação de duas disciplinas, Biologia e Física, através da utilização de microscopia ótica, abordando conteúdos sobre ordens de grandeza e ótica. Para cumprir com esse objetivo, será aplicada uma sequência didática aos discentes de duas turmas da 2a Série do ensino técnico integrado do IFMG - Campus Ouro Preto, constando de aula teórica e atividades práticas que evidenciem a interdisciplinaridade. Posteriormente, em consonância com as atividades desenvolvidas na sequência didática, será confeccionado um material didático teórico-prático sobre os conteúdos da Física abordados na utilização de um microscópio ótico e sua importância para a Biologia, que torne clara a inter-relação destas disciplinas e que possa auxiliar docentes que tenham interesse em ministrar aulas interdisciplinares. A fim de verificar o conhecimento dos discentes anterior e posterior à ministração da sequência didática será aplicado um questionário não identificado sobre conceitos de ordens de grandeza e Óptica e também de suas possíveis aplicações na Biologia. Para avaliar a percepção da importância das atividades práticas interdisciplinares para a aprendizagem, será aplicado um questionário também não identificado, utilizando-se a escala de Likert. Espera-se, assim, diminuir a fragmentação do conteúdo em disciplinas, tornando evidente a sua inter-relação. E permitir uma visão prática e contextualizada dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula, o que despertará, possivelmente, o interesse dos discentes pelas Ciências da Natureza, especialmente pela Física, considerada, pelos estudantes, uma disciplina difícil.

Equipe:
Januaria Fonseca Matos (coordenadora)
Margaly Aparecida de Aguiar Vita (voluntária)
Elisangela Silva Pinto (voluntária) Alexia
Cristina Oliveira Maia (voluntária)